Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Sancionada transformação de cargos de defensor público para novo TRF

Já é lei a transformação de 21 cargos de defensor público federal de 2ª categoria (inicial) em 18 cargos de defensor público da 1ª categoria (intermediária), para adequação ao recém-criado Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região, em Minas Gerais. A Lei 14.319, sancionada na quinta-feira (31), foi publicada nesta sexta-feira (1º) no Diário Oficial da União.
O texto sancionado é resultado do PL 4.041/2021, de iniciativa da Defensoria Pública da União, relatado pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG) e aprovado em fevereiro passado pelo Plenário. Em seu relatório, Alexandre Silveira ressaltou que a aprovação da proposta não causa impacto direto no Orçamento da União.
A criação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região, com jurisdição em Minas Gerais, foi estabelecida pela Lei 14.226/2021.
Veto

A Presidência da República vetou o artigo 2º do texto, que exigia “expressa autorização em anexo próprio da Lei Orçamentária Anual, com a respectiva dotação correspondente”, para o primeiro provimento dos cargos citados na lei. Consultado o Ministério da Economia, o Executivo alegou conflito com a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, que no inciso I do artigo 109 já autoriza a “transformação de cargos (…) que, justificadamente, não implique aumento de despesa”. Após a protocolização da mensagem de veto no Congresso Nacional, o prazo para deliberação pelos senadores e deputados, em sessão conjunta, é de 30 dias corridos.
A lei sancionada nesta quinta-feira também permite ao defensor público-geral federal, ouvido o Conselho Superior da Defensoria Pública da União, transformar cargos de defensor público federal vagos, desde que a medida não implique em aumento de despesas.
Fonte: Agência Senado

Post Relacionado

FVS alerta os pais sobre baixa cobertura vacinal contra poliomielite no Amazonas

Shayenne

Roberto Cidade requer instalação de Companhia Independente de Polícia Militar no município de Apuí

Redação

Rafa Kalimann troca beijos com Bruninho, mas segue solteira

Shayenne