Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Reforma do centro cirúrgico da FCecon alcança 80% de obras concluídas

A reforma do centro cirúrgico da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), entrou na fase final de execução, alcançando 80% das obras concluídas. Anunciadas pelo governador Wilson Lima, as obras iniciaram em janeiro deste ano, em dois setores do órgão, com previsão de conclusão para o final de maio.
O serviço trará melhores condições para o fluxo de atendimento tanto do centro cirúrgico quanto para a Central de Material Esterilizado (CME). O local fornece todo o material médico-hospitalar adequadamente processado e esterilizado para a unidade de saúde.
“Nós tínhamos um espaço bem grande, tanto aqui no centro cirúrgico quanto na CME, mas que era inadequado para o fluxo de atendimento. Essa reforma veio beneficiar para que a gente pudesse ter um fluxo correto, tanto para o trabalho do servidor, como também para os pacientes”, destacou Graça Gondim, gestora do CME e do centro cirúrgico.
Ainda de acordo com a coordenadora, mesmo com as obras em execução, procedimentos cirúrgicos de pequeno, médio e grande porte foram mantidos. Diariamente são realizadas de 20 a 25 cirurgias em nove salas cirúrgicas na FCecon.

“Em nenhum momento as cirurgias foram paradas. Continuamos com o nosso fluxo normal de atendimento, lógico que adaptando a obra junto com o atendimento. Foram colocados tapumes, foram isoladas as áreas em que eles iriam estar trabalhando, para que não houvesse nenhum contato com o paciente”.
Reforma – Iniciada na segunda quinzena de janeiro de 2022, a obra busca readequar o espaço e conta com recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), do Governo do Amazonas, da ordem de R$ 186.883,07.
No centro cirúrgico, os trabalhos de iluminação e demolição foram concluídos e resta a pintura. A CME receberá a instalação de bancadas e portas, abertura de guichê, reparo de piso, pintura, revestimento, acabamento de forro, além de instalações elétrica, hidráulica e esgoto.
De acordo com a engenheira da FCecon, Suene Queiroz, a previsão para a conclusão das obras é até o final de maio.
“Em torno de 80% já foi concluído, nós estamos trabalhando agora na área da CME, ainda por fazer a parte de revestimentos de piso, parede, acabamentos e instalação hidráulica, elétrica e de esgoto. Nós continuamos e temos a previsão de término para o dia 27 de maio a conclusão total desse serviço, tanto do centro cirúrgico quanto da CME”.
FOTOS: Kleber Moraes/Secom

Post Relacionado

Fernanda Montenegro diz que governo Bolsonaro é trágico: ‘Não vou votar’

Shayenne

Moradores do Coroado querem Dr. Mike na Assembleia Legislativa

Redação

Ideia de aposentado para validade mais visível em remédio vira projeto Compartilhe este conteúdo no Whatsapp

Redator