Blitz Amazônico
Amazonas

Rabdomiólise: Amazonas confirma 34 casos de ‘doença da urina preta’

Foto: Divulgação

O Amazonas recebeu, de janeiro até esta segunda-feira (04), 69 casos suspeitos de rabdomiólise, a Doença de Haff, conhecida popularmente como ‘doença da urina preta’. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), apenas 34 foram confirmados.

De acordo com os dados divulgados hoje, 18 casos suspeitos foram descartados e 17 estão em investigação.

Os casos compatíveis com a doença são de pessoas que moram em Itacoatiara (24), Manaus (6), Parintins (2), Manacapuru (1) e Nova Olinda do Norte (1). Não há óbitos relacionados à doença.

A FVS-RCP esclarece que a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Amazonas realiza rastreio, em parceria com as equipes de Vigilância Epidemiológica municipais, sobre a identificação dos casos que atendem à definição de caso suspeito de rabdomiólise compatível com a Doença de Haff, resultando no quantitativo de 34 casos compatíveis.

Serviço de Saúde

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.

Quando associada ao consumo de pescados, a síndrome é denominada doença de Haff. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Post Relacionado

Estudo investiga a influência que as mutações genéticas podem causar em pacientes com malária 

victoria Farias

Defensoria e Sebrae firmam parceria para implementar ações de empreendedorismo em centros socioeducativos da capital

victoria Farias

Procurador do Estado do Amazonas assume cargo dentro da estrutura do Ministério do Meio Ambiente

EDI FARIAS