Blitz Amazônico
Amazonas

Quatro editais para pesquisadores do Amazonas estão disponíveis no site da Fapeam 

Quatro chamadas públicas para a participação de cientistas do Amazonas estão disponibilizadas no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), são elas:  Programa de Amparo à Graduação (Prograduar), Programa Horizon Europe 2021-2027, Chamada Mobilidade Confap Itália e Iniciativa Amazônia +10 – Expedições Científicas. Os editais vigentes podem ser acessados em: www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos

Prograduar 

Com início das submissões das propostas no dia 18 de janeiro de 2024, o Prograduar apoia, por meio da concessão de bolsas, estudantes de graduação residentes no interior do Amazonas, indígenas, afrodescendentes ou pessoas com deficiência que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular indígena entre os anos de 2019 a 2023, com vistas ao ingresso no ano letivo de 2024 em universidades públicas do Amazonas ou fora do Estado.  A Chamada estima apoiar até 50 candidatos, e as inscrições encerram em 4 de março de 2024, às 17h.  

A iniciativa é uma ação afirmativa que visa apoiar, fortalecer e concretizar políticas de promoção da igualdade e reconhecer a diversidade, incentivando o ingresso em universidades e a qualificação profissional.  

Chamada Mobilidade Confap Itália 

Realizada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e com a Rede das Universidades Italianas, a chamada visa estimular a cooperação científica entre Itália e Brasil, a Chamada Mobilidade Confap Itália – MCI 2023 ganhou adesão do Governo do Estado, por meio da Fapeam. 

Essa oportunidade visa apoiar a cooperação científica, tecnológica e de inovação por meio da concessão de bolsas para mobilidade de estudantes de doutorado, vinculados a uma instituição de pesquisa ou ensino localizada no Amazonas, para realização de doutorado sanduíche em universidades italianas. 

A Rede italiana inclui, atualmente, 18 universidades e um centro de pesquisa em colaboração com o Confap.

Programa Horizon Europe 2021-2027 

A ação é uma parceria com a Confap, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

O Programa Horizon Europe visa financiar projetos de pesquisa e inovação que tenham como propósito combater as alterações climáticas, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e estimular a colaboração em pesquisas, além de apoiar a criação e uma melhor difusão de tecnologias e conhecimentos de excelência. 

Iniciativa Amazônia +10 – Expedições Científicas 

A Fapeam também aderiu à Chamada Pública nº 004/2023-Confap – Iniciativa Amazônia +10 – Expedições Científicas. A Iniciativa Amazônia+10 é liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisas (Confap) e pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), e conta também com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

A chamada apoia projetos de pesquisa em colaboração voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na região. Para mais informações acesse a Chamada Expedições Científicas, da Iniciativa Amazônia+10. 

FOTO: Divulgação/Fapeam

Post Relacionado

ABRABP emite nota de repúdio contra ataques ao presidente do TCE-AM Érico Desterro

blitzamazonico

Caprichoso pede as benções de Nossa Senhora do Carmo para o Festival de Parintins

Patrick da Silva FARIAS

Sepror e Idam entregam 42 mil alevinos à piscicultores de três municípios do Amazonas 

EDI FARIAS