Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Projeto de Roberto Cidade quer criar o ‘Março Azul Marinho’ de conscientização ao câncer colorretal

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou, nesta semana, Projeto de Lei (PL) que visa criar o ‘Março Azul Marinho’, mês destinado à conscientização e prevenção ao câncer colorretal no Estado.


De acordo com a propositura, o foco é ampliar a divulgação de informações a respeito do assunto e, também, os exames que podem promover o diagnóstico precoce, já que esse tipo de tumor se destaca pelo elevado índice de cura quando descoberto em fase inicial.

O deputado lembra que a campanha “Março Azul Marinho” já acontece em nível nacional, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), e precisa ser promovida nos estados.
“O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil e atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Ou seja, é preciso divulgar as causas e principalmente a maneira de se diagnosticar a doença para que sejam reduzidos os índices de óbito. Esse projeto tem esse objetivo”, explicou.
O câncer
O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. É o terceiro tipo de câncer mais frequente tanto em homens como em mulheres. 

Os sintomas costumam surgir em estágios avançados da doença, por isso, a detecção precoce nem sempre é possível.

Post Relacionado

Prefeitura fiscaliza veículos de grande porte com operação Carga Pesada na zona Sul

Patrick

Prefeitura de Manaus intensifica serviço de recuperação viária no conjunto Sérgio Pessoa Neto

Victória Farias

CHAPA 19 MUDA O CENÁRIO DA PONTA NEGRA

Redação