Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaInternacional

Primeiro caso de cachorro com varíola dos macacos é registrado

O primeiro caso de um cachorro infectado pela varíola dos macacos foi registrado na França, na quarta-feira (10). Um estudo publicado na revista The Lancet indicou que o animal doméstico teria contraído a doença de seus donos.







Segundo o relato da análise, os tutores do animal, dois homens, dormiram junto ao cachorro após já estarem infectados pela doença. Eles tinham o costume de fazer isso e mantiveram o hábito enquanto estavam com a varíola ativa em seus corpos.

O pet desenvolveu os sintomas corporais 12 dias após seus donos. Ele apresentou lesões no ânus, pústulas (bolinhas com pûs) no abdômen e ulceração anal. Sua raça é galgo italiana e ele é um macho de quatro anos de idade.

Conforme os cientistas envolvidos no estudo publicado pela revista, o vírus da varíola dos macacos contraído por um dos pacientes é 100% compatível geneticamente ao do cachorro.

Segundo os donos do animal doméstico, o pet não teve contato com outros animais de estimação desde que passou a apresentar sintomas da doença. Ele também não se aproximou de nenhum humano, além dos tutores já infectados.

Em países onde a doença está em estágio endêmico, somente animais roedores e primatas foram vetores de transmissão da varíola dos macacos. Isso ocorreu nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. A infecção entre animais domesticados, como cães e gatos, nunca havia sido relatada antes do caso francês.

*Com informações do GZH*.

Post Relacionado

Prefeitura avança com regularização fundiária no Jorge Teixeira e Parque Nação Indígena

Victória Farias

Prefeitura de Manaus realiza mutirão de Cadastro Único na sede da Semasc neste sábado

Victória Farias

Enquanto fazia café homem leva tiro na cabeça, em apartamento da Compensa

Patrick