Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura sensibiliza população para prevenção e correção dentária infantil durante ‘Julho Laranja’

O mau posicionamento dos dentes, ou má oclusão dentária, pode afetar especialmente o público infantil, prejudicando não só a estética do sorriso como interferindo na forma como a criança mastiga, respira ou até se comunica. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a campanha “Julho Laranja”, visando sensibilizar pais, educadores e população em geral para a importância do cuidado odontológico desde os primeiros anos de vida, com destaque para a prevenção e correção dentária infantil.

Durante a programação, equipes de saúde bucal da Semsa vão realizar ações para sensibilizar usuários para a prática de hábitos saudáveis e acompanhamento odontológico, com palestras, rodas de conversa e outras atividades de educação em saúde nas unidades básicas e em unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), além do atendimento odontológico de crianças para diagnóstico precoce das más oclusões, favorecendo a prevenção na infância.

A técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Rebecca Rosas, aponta que os problemas de má oclusão dentária podem ser evitados ou atenuados, por meio de cuidados e visitas ao dentista desde cedo.

“As equipes de saúde bucal das unidades básicas da Semsa realizam o pré-natal odontológico, bem como as consultas odontológicas de puericultura, na primeira infância, visando a prevenção destes agravos”, informa.

Ao identificar a necessidade de tratamento ortodôntico preventivo, complementa Rebecca, o profissional da atenção básica encaminhará a criança para um dos quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa, distribuídos nas zonas distritais de saúde da área urbana, Norte, Leste, Sul e Oeste.

“Os centros oferecem atendimentos de odontopediatria, até os 11 anos de idade, e de ortodontia preventiva em crianças de 5 a 11 anos de idade, com dentição mista”, explica a servidora.

Agenda

Conduzida ao longo de todo o mês, a programação do “Julho Laranja” da Semsa Manaus terá abertura oficial na próxima terça-feira, 9/7, na creche municipal Profª Virgínia Marília de Mello Araújo, situada no bairro São José Operário, zona Leste. Dirigida a pais, educadores e comunitários em geral, a ação terá palestras, rodas de conversa e atividades de prevenção e promoção da saúde bucal, entre outras.

A agenda inclui ações nas unidades da rede básica municipal. Exemplo é a Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste, que terá agenda com palestras, avaliação odontológica, escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal, a partir da quarta-feira, 3/7. A programação terá também rodas de conversa com grávidas, como antecipa a técnica da Gerência de Saúde Bucal e cirurgiã-dentista da unidade, Kátia Felizardo.

“Iniciamos a orientação desde a gravidez, informando as futuras mães como é feita a higiene bucal do bebê e esclarecendo dúvidas, como por exemplo, se a escovação deve iniciar antes ou depois do primeiro dente”, adianta a servidora, que é pós-doutora em Odontopediatria.

A importância da amamentação, complementa Kátia, é outro foco das ações de educação em saúde bucal na USF da zona Oeste. “Reforçamos bastante esse ponto, pois o bebê que é amamentado fortalece a dentição e a musculatura da mandíbula, e com isso apresenta menos problemas ortodônticos. Ele também terá a necessidade de sugar saciada, tendo menos risco de desenvolver hábitos como chupeta ou chupar dedo”.

Encontros on-line com profissionais de saúde bucal da Semsa também compõem a programação do mês. Nesta quarta-feira, 3/7, às 14h, acontece a live/podcast “Campanha Julho Laranja”, para profissionais e gestores em saúde bucal, e comunidade em geral, em parceria com o projeto Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A transmissão, via Youtube, terá acesso pelo link t.ly/AsHVU.

Na sexta-feira, 5/7, também às 9h, profissionais da Semsa conduzem a webpalestra “Tratamento ortodôntico preventivo e interceptativo ao alcance dos CEOs”, em conjunto com o Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A programação será voltada a equipes de saúde bucal, gestores e profissionais de saúde.

Mobilização e conscientização

A campanha “Julho Laranja” da Semsa é realizada desde 2022, com o objetivo de promover a prática de hábitos saudáveis de saúde bucal e o acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida. A iniciativa foi instituída no calendário municipal da saúde por meio da Lei nº 3.200, de 14 de novembro de 2023.

Rebecca Rosas aponta que a mobilização anual tem contribuído para incentivar pais e responsáveis na atenção à saúde bucal das crianças. “Desde o primeiro ano, a procura pelo serviço odontológico infantil tem crescido na rede básica, não só no mês da campanha, como no restante do ano”, assinala a servidora.

Rebecca enfatiza que o acompanhamento odontológico de crianças de zero a dois anos integra as ações estratégicas prioritárias na Atenção Primária à Saúde, na área da Saúde Bucal, tendo sido definido como indicador para o período de 2022 a 2025.

“O propósito é que todas as crianças nascidas a partir de 2020 recebam pelo menos duas consultas odontológicas anuais. Desde então, viemos observando uma evolução crescente no número de crianças atendidas nesta faixa etária”, conclui.

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Alunos da rede municipal levam conscientização ambiental à comunidade de Manaus

Victória Farias

Studio 5 abrirá a partir desta sexta-feira como ponto de vacinação

Victória Farias

Prefeitura de Manaus trabalha para entregar a feira do Coroado totalmente modernizada e ampliada

victoria Farias