Com o tema “Psicomotricidade e suas implicações na aprendizagem de estudantes com deficiência”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 20/3, o primeiro encontro formativo voltado para Educação Especial de 2024. A formação foi direcionada a estudantes da área da pedagogia e outras áreas fins da docência que trabalham no apoio escolar, especificamente com alunos com deficiência da rede municipal de ensino.
Ação foi coordenada pela Gerência de Formação Continuada (GFC) e Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE), ambas ligadas à Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). A formação teve o objetivo de aprimorar a prática pedagógica e o desenvolvimento das competências de estudantes de ensino superior que trabalham com apoio escolar na rede municipal de ensino.
Ao longo do ano, os estudantes terão oito módulos de estudo, com formações mensais, divididas por grupos de atuação por Divisão Distrital Zonal (DDZ). O encontro desta quarta-feira, 20/03, foi para apoios escolares que atuam em unidades de ensino das DDZs Leste 1, Oeste, Centro Sul e Rural.
Nathalia Aquino, que atua na Escola Municipal Presidente Manuel Ferraz de Campos Sales, localizada no bairro Tarumã, com um aluno autista, frisou que a formação é importante para que o trabalho da educação especial seja feito cada vez melhor no município de Manaus.
“É importante porque, com este momento, conseguimos aprender mais sobre as dificuldades dos alunos que trabalhamos e habilidades que vamos poder trabalhar em sala de aula. E creio que é importante também para aprimoramos nosso conhecimento e expandimos nossas ideias para trabalharmos com nossos alunos da melhor forma, com meus pedagógicos mais atrativos e inovadores”, disse Nathalia.
Outra participante da formação foi Simone da Silva, que trabalha no apoio escolar da Escola Municipal Érico Veríssimo, bairro Cidade Nova, zona Norte. Ela classificou a formação com uma oportunidade de aumentar o conhecimento que já possui sobre educação especial.
“Eu vejo essa formação como uma oportunidade. Uma oportunidade para potencializarmos o que já sabemos sobre educação especial e, assim, poder fazer um trabalho de excelência com alunos com deficiência atendidos pela Semed, porque aqui é uma extensão do que aprendemos na faculdade. E digo mais, tirando pela formação de hoje que foi muito produtiva, acho que as outras serão tão ricas de conhecimento com essa”, disse Simone.
“O objetivo destas formações é potencializar o trabalho desses profissionais lá na escola e subsidiar o trabalho deles, por meio das técnicas e metodologia aplicadas com profissionais da rede municipal de tem uma vasta experiência e prática com a educação especial, permitindo que nosso aluno com deficiência se desenvolva na sua totalidade”, explicou a coordenadora da formação continuada da Semed, Rosemi Araújo.
Vale ressaltar que os estudantes que atuam como apoio escolar na rede municipal de ensino já possuem conhecimento técnico para trabalhar com educação especial, pois a maioria deles já está finalizando seus respectivos cursos, já tendo contato com esta disciplina. Por isso, a ideia da formação da Semed é apenas complementar o conhecimento que eles já adquiriram em sala de aula, aliando assim a teoria à prática.
Ao longo do ano haverá formações, também, para professores de salas de recursos, que atuam em classe especial, Educação de Jovens e Adultos Especial e da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo da rede municipal de ensino.
Foto – Matheus Perdiz / Semed