Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove capacitação de ‘Boas Práticas Alimentar’ para manipuladores de alimentos da rede de ensino municipal

Para garantir a qualidade da alimentação escolar servida aos alunos das unidades de ensino municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta terça-feira, 25/6, o treinamento para as manipuladoras de alimentos das Divisões Distritais Zonais (DDZs). Os cursos vão até quinta-feira, 27/6, com a capacitação de aproximadamente mil manipuladoras das escolas municipais.

O objetivo do treinamento é garantir que elas adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para manipular alimentos, visando prevenir contaminações e garantir a segurança alimentar dos alunos da rede municipal. Além dos aspectos técnicos, a capacitação também forneceu orientações sobre boas práticas de higiene, controle de temperatura, armazenamento adequado, manipulação correta de utensílios e limpeza no ambiente da cozinha.

“Essa formação é muito importante para as nossas manipuladoras, para a qualificação delas, e todas as práticas que são utilizadas na cozinha das escolas, e o resultado final é uma alimentação de qualidade que chega nos pratos dos nossos alunos”, afirmou o chefe do DDZ Oeste, Dalmir Salazar.

A merendeira da escola municipal Erasmo Augusto de Araújo, Rejelane Barbosa, relatou que sempre faz questão de participar dos cursos para aprimorar seus conhecimentos com as nutricionistas da Semed.

“Todos os cursos de capacitação são importantes, principalmente porque vai nos guiando em cada etapa que estamos construindo no trabalho, seja em nossa higiene pessoal, nas manipulações dos alimentos ou até na organização da cozinha. As nutricionistas da Semed sempre procuram trazer conteúdo diferente e novas práticas para a gente trabalhar com facilidade para servir os nossos alunos”, disse Rejelane.

Capacitação

Na capacitação para manipuladoras de alimentos, acontecerá uma série de atividades com conteúdo projetados para educar e capacitar quanto às práticas seguras de manipulação . Os principais assuntos repassados durante as aulas de capacitação das merendeiras das escolas municipais são segurança alimentar, conceitos básicos de microbiologia, doenças transmitidas, higiene pessoal, higiene no ambiente de trabalho, armazenamento de alimentos, preparação segura, etapas de branqueamento, controle de qualidade dos itens alimentícios recebidos, aproveitamento integral dos alimentos.

De acordo com a nutricionista da Semed, Dayana Mustafa, a capacitação busca repassar boas práticas para todas as manipuladoras das escolas do município. “O curso busca atualizar essas profissionais, a partir de exercícios práticos. Os treinamentos acontecem, ao menos, duas vezes por ano, trabalhando os conceitos básicos dos princípios nutricionais, incluindo a importância de oferecer opções equilibradas e saudáveis para os nossos estudantes”, destacou a nutricionista.

Foto – Eliton Santos/ Semed

Post Relacionado

Prefeitura e Governo do AM firmam termo de cooperação para ampliar rede de esgoto de Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus registra alta de 21,6% em licenciamento urbano no mês de agosto

victoria Farias

Prefeito destaca fortalecimento em serviços de saúde básica com a construção da nova UBS Viver Melhor

victoria Farias