Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura prepara ações do ‘Novembro Azul’ para estimular população masculina a cuidar da saúde

Com o objetivo de estimular a população masculina a cuidar da própria saúde, a Prefeitura de Manaus está preparando uma série de atividades a serem desenvolvidas durante a campanha “Novembro Azul”.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá intensificar a oferta de diversos serviços e ações educativas, facilitando acesso e acolhimento com qualidade aos homens.
O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, informa que a campanha será realizada com o tema “Homem, Saúde é Vida! Cuide-se de Novembro a Novembro”, adotado no âmbito nacional conforme recomendação do Ministério da Saúde.
“A proposta da secretaria neste ano é levar todos, tanto profissionais de saúde quanto a população em geral, a refletirem sobre a participação dos homens nas ações de promoção à saúde, numa perspectiva de formação de vínculos com as unidades do seu território e de acompanhamento constante do usuário ao longo do tempo, não apenas durante a campanha”, afirma.
Meirivaldo explica que esse esforço é feito todos os anos para mudar uma característica comum da população masculina, que não procura atendimento na rede de saúde durante a rotina. Esse acompanhamento é de extrema importância porque pode prevenir, dentre outros agravos, o desenvolvimento do câncer de próstata.

“Em 2021, a Semsa registrou uma média de 34 mil consultas por mês para homens nas unidades básicas de Manaus. Considerando que a população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos é de aproximadamente 610 mil, precisamos estimular a mudança de comportamento desse público e intensificar o acesso aos serviços de assistência integral do Sistema Único de Saúde, o SUS”, conta.

Programação

A Semsa promoverá uma webconferência, no dia 3/11, às 14h, para marcar a abertura do “Novembro Azul”, com a presença do subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e do médico urologista Giuseppe Figliuolo. O bate-papo é voltado aos profissionais de saúde da Atenção Primária, e também poderá ser acompanhado pelo público em geral através do canal da Semsa no YouTube, por meio do link bit.ly/dialogosaps29.
“Em cada Distrito de Saúde (Disa) será realizado um ‘Dia D’ de ações voltadas ao público masculino, nos quatro sábados do mês de novembro, de 8h às 12h. Convidamos todos os homens a participar, a obter informações sobre sua saúde e atualizar seus exames”, informa Meirivaldo.

No dia 5/11, a atividade será realizada na USF Alfredo Campos, na alameda Cosme Ferreira, s/nº, bairro Zumbi, na zona Leste; no dia 12/11, será na USF Major PM Sávio Belota, na rua Samambaia, nº 786, bairro Santa Etelvina, zona Norte; no dia 19/11, será na USF Leonor de Freitas, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa I, zona Oeste; no dia 26/11, na USF Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Flores, zona Centro-Sul.
Na zona rural, a intensificação será concentrada em três unidades de saúde durante a semana: USFR Ada Viana, USFR Ephigênio Sales e USFR Nossa Senhora de Fátima. As UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda também estarão focadas na campanha, além dos serviços de rotina, durante seus itinerários.
Serviços
Durante o “Novembro Azul”, a Semsa irá intensificar a oferta de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, oferta de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização do cartão de vacina, e contará com uma Unidade Móvel Odontológica em local a ser definido.

No que diz respeito às ações educativas, as unidades básicas irão prestar orientações sobre alimentação saudável, hipertensão, diabetes, e importância de atividade física e autocuidado. Também serão promovidas rodas de conversas com os seguintes temas: álcool, drogas, tabagismo, família, valorização da vida e a importância do pré-natal do parceiro, alimentação, prevenção de violências e cultura de paz.

Post Relacionado

Prefeitura intensifica monitoramento de trânsito para o ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’

victoria Farias

Louvores e orações do Missionário Tony Allysson emocionam público no último dia do #SouManaus

Victória Farias

Prefeitura recupera mais de 700 ruas em 45 dias de programa ‘Asfalta Manaus’

Victória Farias