Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura participa da abertura oficial da campanha de combate ao trabalho infantil

Com o objetivo de fortalecer o combate ao trabalho infantil, que gera impactos significativos na saúde física e mental de crianças e adolescentes, representantes da Prefeitura de Manaus participaram na tarde desta sexta-feira, 3/6, do lançamento oficial da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil em Manaus, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no bairro Santo Antônio, zona Oeste.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), órgão ligado ao Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), apoia o movimento, que é uma iniciativa do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas (Fepeti/AM).
O titular da Semsa, Djalma Coelho, participou da abertura da programação e destacou a contribuição da secretaria no combate à exploração da mão de obra infantojuvenil, a partir da geração de informações para a formulação de políticas públicas voltadas à saúde de crianças e adolescentes.
“O trabalho infantojuvenil acarreta uma série de prejuízos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes porque os expõe a uma série de riscos à saúde física e mental. A Semsa é uma das instituições que apoiam o Fepeti com informações relacionadas à sua área de atuação. É um compromisso que envolve instituições e sociedade para combater esse mal”, comentou.
A diretora do Devae, Marinélia Ferreira, destacou que o trabalho infantojuvenil é uma forma de violência e acarreta sérias consequências ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“O desenvolvimento fisiológico da criança como um todo é comprometido e as consequências mentais também são grandes quando ela é exposta a uma rotina de trabalho inadequada à sua faixa etária. Nós, da saúde, somos parceiros do Fepeti, e nesse movimento de combate ao trabalho infantil, estamos contribuindo com a extração de dados que irão respaldar essa mobilização”, explicou.

Boletim

A solenidade também marcou o lançamento do boletim desenvolvido pela equipe técnica do Cerest, que apresenta informações sobre os agravos relacionados à criança e ao adolescente. A publicação permite que a rede de proteção, da qual a saúde faz parte, e os órgãos de controle desenvolvam ações mais assertivas para o enfrentamento do tema.

O gerente do Cerest/Manaus, Jean Maximynno Lopes, assinalou que o boletim é fundamental para apoiar a campanha, que durante o mês de junho, vai realizar uma série de ações para dar mais visibilidade sobre as formas de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
“O boletim tem a proposta de orientar os atores envolvidos nessa mobilização. São notificações relacionadas a agravos em crianças e adolescentes que, uma vez captados, são encaminhados à rede de assistência para o tratamento, cuidado e proteção”, informou.

Sinan

Com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, o estudo do Cerest/Manaus, mostra que no período de 2012 a março de 2021, foram registrados 2.033 agravos à saúde de crianças e adolescentes até 18 anos. Desse total, 129 casos estão relacionados a acidente com exposição a material biológico, 60 a acidentes de trabalho graves e 1.844 estão ligados a intoxicações exógenas (relacionados a contatos com substâncias químicas).
“É uma mobilização que precisa do apoio de todos os entes sociais para que o cenário se modifique. As crianças precisam de atividades adequadas à sua faixa-etária para que possam se desenvolver de forma plena”, salientou Marinélia.

Fotos – Camila Batista/Semsa

Post Relacionado

IMAGENS IMPRESSIONANTES! Fazendeiro pede para filha gravar vídeo ao flagrar sucuri morta engasgada ao tentar engolir cachorro da família; “Pra não dizerem que estava mentindo”

blitzamazonico

Prefeito David Almeida vistoria fase de concretagem do viaduto Márcio Souza

victoria Farias

Prefeitura realiza fiscalização de carga pesada na avenida Efigênio Sales

Patrick da Silva FARIAS