Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda no conjunto Petros

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, nesta segunda-feira, 10/10, as obras de recuperação de uma rede de drenagem, antes obstruída por conta do lixo acumulado na tubulação, no conjunto Petros, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.
Os moradores da área sofriam com alagamentos constantemente. Isso porque, o igarapé transbordava devido ao rompimento da antiga rede de drenagem, deteriorada por falta de manutenção. A pedido dos moradores, o prefeito David Almeida determinou a entrada das máquinas e a implantação de novas aduelas em concreto.
Uma equipe com 20 trabalhadores da Seminf utiliza escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras para acelerar os trabalhos. No local, já foi feita a substituição da antiga rede, antes com tubulação de 1,5 metro, para uma nova, com tubos de 2,5 metros.

De acordo com o chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, Ednaldo Ramos, também foram realizados serviços de implantação de três novas linhas de aduelas, com 12 metros de largura.
“Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário da Seminf, Renato Júnior, nessa obra emergencial, para conter os transbordamentos do igarapé. A antiga rede de drenagem rompeu, por falta de manutenção, alagando diversas residências aqui no conjunto Petros. Já estamos substituindo toda a rede, com tubulações maiores, mais largas, para que a água possa escoar de forma correta, sem causar novos alagamentos, especialmente no período chuvoso”, afirmou Ramos.
Agora, as equipes de obras intensificam os serviços de aterro. “Hoje, vamos completar o aterro com areia, jogar água, para adensar a areia e continuar fazendo o encabeçamento do rip-rap. Implantamos 36 metros de aduelas. Aqui não teremos mais alagamentos e iremos alargar a pista, especialmente na curva, para evitar acidentes”, concluiu Ramos.
Após os serviços de aterro do igarapé e terraplanagem, será aplicada massa asfáltica em todo o trecho. A estimativa é de que a obra seja concluída ainda este mês.
A Prefeitura de Manaus segue intensificando os serviços de implantação e recuperação de drenagens profundas em todas as zonas da capital, especialmente nas áreas mais afetadas por alagamentos. A meta é garantir que as águas pluviais escoem de forma correta, garantindo a qualidade de vida, especialmente dos moradores que vivem nessas áreas.
Fotos – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza formatura de servidores que participaram dos cursos de inglês, espanhol e libras

Victória Farias

Porteiro marca encontro com idosa de 71 anos e acaba morrendo no motel; veja

Shayenne

Setor de saúde pode ser incluído na desoneração da folha

Redator