Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda no conjunto Petros

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, nesta segunda-feira, 10/10, as obras de recuperação de uma rede de drenagem, antes obstruída por conta do lixo acumulado na tubulação, no conjunto Petros, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.
Os moradores da área sofriam com alagamentos constantemente. Isso porque, o igarapé transbordava devido ao rompimento da antiga rede de drenagem, deteriorada por falta de manutenção. A pedido dos moradores, o prefeito David Almeida determinou a entrada das máquinas e a implantação de novas aduelas em concreto.
Uma equipe com 20 trabalhadores da Seminf utiliza escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras para acelerar os trabalhos. No local, já foi feita a substituição da antiga rede, antes com tubulação de 1,5 metro, para uma nova, com tubos de 2,5 metros.

De acordo com o chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, Ednaldo Ramos, também foram realizados serviços de implantação de três novas linhas de aduelas, com 12 metros de largura.
“Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário da Seminf, Renato Júnior, nessa obra emergencial, para conter os transbordamentos do igarapé. A antiga rede de drenagem rompeu, por falta de manutenção, alagando diversas residências aqui no conjunto Petros. Já estamos substituindo toda a rede, com tubulações maiores, mais largas, para que a água possa escoar de forma correta, sem causar novos alagamentos, especialmente no período chuvoso”, afirmou Ramos.
Agora, as equipes de obras intensificam os serviços de aterro. “Hoje, vamos completar o aterro com areia, jogar água, para adensar a areia e continuar fazendo o encabeçamento do rip-rap. Implantamos 36 metros de aduelas. Aqui não teremos mais alagamentos e iremos alargar a pista, especialmente na curva, para evitar acidentes”, concluiu Ramos.
Após os serviços de aterro do igarapé e terraplanagem, será aplicada massa asfáltica em todo o trecho. A estimativa é de que a obra seja concluída ainda este mês.
A Prefeitura de Manaus segue intensificando os serviços de implantação e recuperação de drenagens profundas em todas as zonas da capital, especialmente nas áreas mais afetadas por alagamentos. A meta é garantir que as águas pluviais escoem de forma correta, garantindo a qualidade de vida, especialmente dos moradores que vivem nessas áreas.
Fotos – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Pai solo, Thales Bretas fala sobre criação de filhos com Paulo Gustavo

Shayenne

Sema alerta sobre importância da castração de animais domésticos

Victória Farias

Últimos dias para se inscrever em curso 100% gratuito do Coletivo Jovem

Victória Farias