Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza conscientização sobre cuidados com o meio ambiente

A Prefeitura de Manaus, via Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu, realizou, nesta quinta-feira, 28/7, uma ação social educativa, em prol do dia Mundial da Preservação do Meio Ambiente, na escola Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.


A ação faz parte de uma parceria integrada entre a comitiva de servidores da Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus (UEP), as Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf); de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); de Limpeza Urbana (Semulsp); de Educação ( Semed); e a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio).

Segundo a superintendente da UEP, Luciana Barbosa, esse projeto acontece desde 2007, sendo de revitalização do igarapé do Mindu e tem como objetivo levar conscientização e informação às famílias que residem às margens do igarapé, mostrando de forma lúdica como devemos cuidar do meio ambiente.
“O objetivo deste evento é fazer com que a população entenda a importância da preservação do igarapé do Mindu. Serve tanto para elas como para toda a população da cidade, uma vez que o igarapé tem 17 quilômetros de extensão e deságua no rio Amazonas, iniciando no bairro Cidade de Deus e encerrando no bairro São Raimundo. Nesta ação, conseguimos alcançar, além dos alunos, uma média de mil pessoas, que são os moradores do entorno, para realizarmos a educação e conscientização ambiental no dia propício da preservação ao meio ambiente”, destacou Luciana.

A aluna Suziane Nascimento, do 8° ano do ensino médio, compartilha a alegria em aprender a fazer o descarte correto do lixo e deixa uma mensagem de conscientização aos moradores do entorno.
“Eu estou muito feliz de ter participado deste evento na minha escola, e aprender mais sobre a forma correta da preservação. Vou chegar na minha casa e ensinar os meus familiares e vizinhos a jogar o lixo só na hora que o caminhão passar ou na lixeira mais próxima de casa, mas nunca nas ruas e igarapés. A minha parte agora vou fazer”, enfatizou.
A dona de casa Maria Josinete, 44 anos, moradora da comunidade, compareceu à escola para assistir às palestras da ação educativa e afirmou que aprender nunca é demais.

“A Prefeitura de Manaus está de parabéns por nos proporcionar esse evento. Estou achando ótimo. Entrei na escola por curiosidade, mas a ação prendeu totalmente minha atenção. Nossa comunidade estava precisando, tenho certeza que esta ação vai trazer bons resultados, como consciência para a população que realmente precisa dessa educação ambiental. A gente vê o quanto a comunidade é carente dessas informações, mas na gestão do prefeito David Almeida isso vem mudando com a prática de estímulos no conhecimento que é oferecido por toda a equipe”, afirmou a moradora.
Além dos apoios das secretarias, a ação social conta com a ajuda do Senac e o Instituto Embeleze, que oferecem serviços de embelezamento aos moradores, como corte de cabelo, maquiagem e unha para aqueles que comparecem ao evento.
Fotos – Ramoniel Gomes / Divulgação Seminf

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realizará ‘Feirão de Emprego’ no Casarão da Inovação Cassina

Patrick

Sesc AM oferta cursos de inglês em três endereços de Manaus

Victória Farias

Prefeitura de Manaus alerta para o vencimento da sétima parcela do IPTU 2022

Victória Farias