Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza Semana do TDAH na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 1º/8, a Semana de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com atividades nas escolas municipais Hiran de Matos Caminha e Maria Ferreira, localizadas no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

A programação incluiu ginástica laboral, palestras para pais e responsáveis, além de atividades lúdicas e educativas para os alunos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre o TDAH e promover práticas pedagógicas inclusivas.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação e o acolhimento da diversidade no ambiente escolar.

“A Prefeitura de Manaus tem avançado significativamente na área da educação, especialmente no atendimento às necessidades específicas dos nossos alunos. A gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior, junto à equipe liderada pelo secretário Júnior Mar, tem dado passos firmes na construção de uma educação mais justa e funcional”, destacou.

A ação contou com a participação de pais de alunos diagnosticados com TDAH, como Jamille Pereira da Costa, mãe de Carlos da Costa Sabóia, de 10 anos, estudante da escola municipal Hiran Ferreira desde os 7 anos. Ela compartilhou sua experiência e reconheceu o papel da escola no processo de aprendizagem.

“A escola ajudou muito o meu filho. Desde o início, ele sempre teve o acompanhamento necessário. Essas palestras são essenciais para que outros pais também conheçam o transtorno e saibam como lidar com ele”, relatou.

As crianças também participaram com entusiasmo das atividades, que incluíram dança, brincadeiras com bambolê e outras dinâmicas educativas. “Estou achando muito legal. Já dancei, brinquei e estou me divertindo muito com meus amigos”, contou Julia Maria, aluna do 4º ano da escola municipal Maria Ferreira.

Coordenador da ação, o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Luís Oliveira, destacou a importância do trabalho conjunto entre escola e família para o acolhimento e acompanhamento dos estudantes com TDAH.

“Nosso papel é oferecer apoio técnico e pedagógico, esclarecendo dúvidas e desmistificando informações equivocadas. O TDAH não é uma deficiência, é um transtorno que pode ser compreendido e trabalhado com o apoio adequado. Estamos aqui para isso: garantir uma educação de qualidade para todos”, afirmou.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus trabalha na implantação de ponte na Colônia Santo Antônio

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza as finais do futebol de campo da 25ª Municipíadas

victoria Farias

Prefeitura de Manaus divulga resultado preliminar do Programa Bolsa Universidade 2025 

blitzamazonico