Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza roda de conversa de combate ao bullying em escola municipal

Dentro da programação da Campanha de Combate ao Bullying Escolar 2023, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma roda de conversa, nesta quinta-feira, 9/3, na Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte, com alunos do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental. A ação faz parte da campanha “Março Laranja” e foi coordenada por técnicas da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da secretaria.

Segundo uma das palestrantes da roda de conversa, a pedagoga e psicóloga da Gacpe, Amanda Lorena Leira, o encontro aborda a temática em todos os aspectos no âmbito escolar, além de trabalhar a prevenção com alunos e professores.

“Os aspectos são físico, psicológico e também pode ser uma violência física, pode ser uma brincadeira de ficar apelidando o colega, o que pode gerar muito traumas e deixar a pessoa constrangida. Nosso objetivo aqui é prevenir o bullying e identificar alunos que possam estar sofrendo, para fazer uma intervenção e encaminhamento a um atendimento psicológico, rompendo com esse ciclo de violência”, contou.

Para o aluno do 8º ano matutino, Ruan Jerson Kitsinger, de 13 anos, a atividade foi um verdadeiro aprendizado de como é preciso agir em um caso de bullying.

“É uma coisa muito importante, que nós devemos ter dentro da escola. Tem muitos casos que devem ser interferidos pelos professores. Isso é muito ruim para a sociedade, porque a escola é para se socializar com alunos e professores. Com essa roda de conversa, o aluno coloca para fora todos os sentimentos”, disse Ruan.

A professora de geografia, Elisane Pinheiro, responsável pelo projeto “Como vai você”, desde o ano passado, considerou o evento importante e que vem para somar com o trabalho desenvolvido em sala de aula.

“Muitos alunos não se dão conta que sofrem bullying. Na escola, eu faço uma ficha que é distribuída para os professores ou o professor vem conversar comigo sobre os casos que identificam. Comunico à direção da escola, nós conversamos com o aluno, para tomarmos as medidas necessárias. No decorrer do ano, faço palestras com temas como violência contra a mulher, violência doméstica, gravidez na adolescência, enfim, o ano inteiro com palestras. Assim, buscamos conscientizar e ensinar os alunos sobre estes problemas sociais”, finalizou a professora.

Post Relacionado

No setor de comércio, Manaus é a 3ª melhor cidade para se investir conforme pesquisa nacional

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus abre inscrições para workshop sobre empreendedorismo

blitzamazonico

Varanda externa do mirante do ‘Nosso Centro’ avança com obras da Prefeitura de Manaus

victoria Farias