Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza a abertura da Semana do Livro Infantil

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 7/10, a abertura da Semana do Livro Infantil 2022, na quadra da escola municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, zona Sul da cidade.


A programação, realizada em parceria com a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul da secretaria, contou com a leitura de clássicos e fábulas, peça teatral infantil, visita aos cantinhos de leitura que estarão apresentando atividades desenvolvidas no 1º semestre deste ano, doação e sorteios de livros, entre outras atividades.
A programação, que acontece de 10 a 14/10 na rede municipal de ensino, ocorre em cumprimento à Lei Municipal nº 1.012, de 14 de julho de 2006. O objetivo é promover a literatura infantil, estimulando o imaginário das crianças, por meio de diversas atividades culturais, como: leitura recreativa, contação de histórias, recital de poesia, gincanas literárias, peças infantis, teatro de fantoches, entre outros.
Para o gerente da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Mário Lima, o trabalho realizado pela secretaria com os alunos na rede municipal, tem todo um contexto pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.
“Quero agradecer, em nome do prefeito David Almeida e da nossa secretária Dulce Almeida, a possibilidade de nos proporcionar esse momento tão importante para as nossas escolas. Estamos realizando a abertura e escolhemos uma escola da divisão Sul, mas que simboliza todas as escolas do município de Manaus que estarão trabalhando a semana da literatura infantil. É um momento ímpar, em que as crianças aproveitam para estimular os pais a lerem também”, comentou Lima.

A pedagoga Amanda Freitas, da escola Waldir Garcia, que ficou em primeiro lugar na capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, com 8,1, enalteceu o trabalho pedagógico da unidade de ensino, fruto também do fator da leitura no processo de ensino e aprendizagem.
“É um momento de consolidar todo o trabalho desenvolvido durante o ano de 2022 com a leitura de modo criativo, prazeroso, que transforma e constrói todo esse trabalho desenvolvido durante o ano em todos os nossos espaços educativos. A gente fica muito feliz com os resultados, que são surpreendentes. Esse ano a gente teve a grata alegria de ser a escola com maior Ideb de Manaus. A base de tudo isso é a leitura”, completou a pedagoga.
Com obras publicadas de literatura infantil e adulto e vencedora do Prêmio Literários Cidade de Manaus, com o livro de romance “Terra úmida”, a escritora e poetisa amazonense, Myriam Scotti, participou da programação e enfatizou a importância da leitura para os alunos.

“A literatura infantil é muito importante para as crianças, para que se formem como cidadãos melhores, criem empatia com relação ao outro, aprenda a compartilhar, a serem mais criativos, a se tornarem cidadãos críticos para o futuro. A pessoa se transporta para o mundo que o livro criou. A gente consegue sair de nós mesmos, da nossa própria bolha para vivenciar e experimentar esse outro mundo que é criado pelo escritor”, disse a escritora.
Fotos – Cleomir Santos / Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza serviços de limpeza de igarapé no bairro da Paz

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da arborização em trecho da avenida Djalma Batista

blitzamazonico

Prefeito David Almeida e governador Wilson Lima reforçam compromisso com estudantes e assinam renovação do Passe Livre Estudantil 2023

blitzamazonico