Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza a abertura do programa ‘Família na Escola é 10!’

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 6/4, a abertura do programa “Família na Escola é 10!”, executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).


O evento, que foi organizado pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) Norte, ocorreu no auditório da escola municipal Professor Fernando Timóteo da Silva, no bairro Manoa, zona Norte. A unidade vai atender 51 estudantes do 3º ano do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem na leitura e escrita.
O programa “Família na Escola é 10!” será realizado em parceria com o projeto Movimentes, desenvolvido por professores de educação física, que em conjunto com a equipe multiprofissional do Cemasp avalia o desempenho motor e acadêmico do estudante.
Para a coordenadora do Cemasp Norte da Semed, Janaína Paulino, o programa vem para prestar um auxílio pedagógico ao trabalho já realizado pela escola no processo de ensino e aprendizagem com os alunos.

“Por determinação do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, foi disponibilizada uma equipe multidisciplinar, que atua com esses alunos, em parceria com o Movimentes, no intuito de fazer uma triagem dessas dificuldades apresentadas. Além disso, o programa busca criar essa rede de atenção aos pais das crianças, ou seja, essa criança não recebe só um trabalho na escola, mas esse trabalho também é estendido para o âmbito familiar e ele consegue ter essa rede de atenção e de apoio também na família”, disse.

Na escola, o programa será de março a julho, com crianças identificadas com dificuldades na leitura e escrita em português e matemática. O trabalho será desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Cemasp, formada por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

A equipe estará na unidade de ensino, no período de 11 a 13/4, em tempo integral, para realizar o atendimento dos estudantes. Os pais ou responsáveis também serão beneficiados com atendimentos, mas em forma de oficinas e palestras.

Movimentes

Implementado ano passado como plano estratégico, o projeto Movimentes atende 10 unidades escolares em toda a rede, beneficiando aproximadamente 592 alunos do 3º ano, do ensino fundamental, com atividades pedagógicas. Para a coordenadora do projeto, Viviane Figueiredo, a meta é ajudar a escola com os alunos que apresentam essas dificuldades.
“É uma aula de educação física utilizando elementos dos conteúdos da sala de aula nas disciplinas de português e matemática. As crianças que estão apresentando essas dificuldades, saem duas vezes na semana no período de 45 minutos para passar por uma intervenção pela equipe. Os alunos ficam com o professor de educação física, que desenvolve, além das atividades motoras na parte prática, um reforço no conteúdo de sala de aula”, finalizou.

A diretora da escola, Lucileni Maria Mendonça, afirmou que o programa tem ajudado muito os alunos, mas principalmente contribuído com as atividades já realizadas pelas professoras com os alunos. “O resultado é muito positivo, onde ano passado já colhemos, e este ano esperamos que esse resultado também venha impactar em nosso rendimento e em nosso índice de educação na escola”, comentou.

A doméstica Neiriane Oliveira da Silva, 28, mãe do aluno do 3º ano, Lucas Costa da Silva, 8, ficou feliz pela continuidade do programa, porque seu outro filho, o agora aluno do 4º ano, Gabriel Costa da Silva, 9, fez parte do programa ano passado e conseguiu melhorar muito as deficiências nas disciplinas.
“Esse programa é muito bom, porque eu percebi o desenvolvimento dos meus filhos na escrita e na leitura. Quando meu filho começou na escola tinha muita dificuldade, mas com esse programa ele evoluiu muito rápido. Acho muito interessante mesmo, porque é algo que desenvolve a criança muito rápido, assim como no modo de se comportar dentro de casa e na escola também”, ressaltou.

Fotos – Eliton Santos / Semed

Post Relacionado

Jovens contemplados em projeto da prefeitura apresentam espetáculo de dança

Patrick

Prefeitura garante diferença salarial aos Agentes Comunitários de Saúde que atuam em Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus intensifica ações da saúde do homem na zona Leste neste sábado, 5/11

victoria Farias