Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus leva sensibilização sobre direitos de crianças e adolescentes ao Carnaboi 2024

Iniciada a programação do “Carnaboi 2024”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou do primeiro dia de festa, nesta sexta-feira, 9/2, levando suas equipes de sensibilização e abordagem ao Studio 5 – Centro de Convenções, na zona Sul, para orientar a população quanto a possíveis situações de violações de direitos de crianças e adolescentes. 

Acompanhando todas as apresentações tradicionais da cultura bovina promovidas no primeiro dia de festa, a secretaria trabalhou ainda na fiscalização do cumprimento da Portaria n° 003/2023, do Juizado da Infância e da Juventude, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), que determina as condições para a permanência de crianças e adolescentes em festas do tipo. 

“Em um momento de celebração da nossa cultura como esse, a Semasc não poderia deixar de se fazer presente para a orientar a população quanto a possibilidade de situações que ponham em risco a integridade de crianças e adolescentes. É essencial que trabalhemos para garantir um ambiente seguro e saudável a todos durante estes dois dias”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola. 

De acordo com a portaria, crianças menores de 12 anos, mesmo acompanhadas dos pais e/ou responsáveis, não poderão participar do “Carnaboi 2024”. Crianças com idade acima dos 12 anos completos e adolescente até 15 anos incompletos poderão adentrar e permanecer no sambódromo somente se acompanhados dos responsáveis e munidos de documento comprobatório de idade com foto, original ou cópia autenticada. 

Acompanhado de toda a família, o operário Charles Moura, 41, apreciou a iniciativa e agradeceu ao poder público pelo empenho em garantir um espaço para que ele e sua filha possam aproveitar o tempo juntos de forma segura.

“Um espaço como esse é maravilhoso, um espaço onde podemos trazer a família para se divertir, para brincar de boi. É muito bom mesmo ter esse sentimento de segurança e cuidado”, disse. 

As equipes de sensibilização da Semasc continuarão acompanhando o segundo dia de programação do “Carnaboi 2024”, no sábado, 10/2, a partir das 19h. 

Carnaboi 2024

Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Carnaboi está inserido no conjunto de ações do “Carnaval na Floresta 2024”. 

Neste ano, mais de 30 atrações vão se revezar no palco montado no pavilhão, com toda a estrutura, cenografia e aparato técnico para abrir a temporada de festas bovinas na capital, contando com apresentações capitaneadas pelos itens oficiais dos bois Caprichoso e Garantido. 

Foto – Diego Lima / Semasc 

Post Relacionado

Procurador-geral ministra aula sobre Responsabilidade Fiscal aos residentes jurídicos da Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Prefeitura de Manaus recupera 30 metros de rede de drenagem profunda no bairro Lago Azul

victoria Farias

Semseg recebe comando da PMAM buscando fortalecer trabalho integrado das forças de segurança

blitzamazonico