Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus dá início ao curso de formação para guardas municipais da Romu

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg), deu início, nesta sexta-feira, 9/2, à capacitação para os vinte guardas municipais selecionados para compor a Ronda Extensiva do Município (Romu). O curso conta com uma abordagem completa que combina aulas teóricas e operacionais.

Segundo o titular da Semseg, Alberto Neto, a iniciativa visa preparar os agentes não apenas com equipamentos modernos, mas também com conhecimento teórico e prático.

“Além do novo armamento e viaturas, eles estão sendo treinados em abordagens de veículos, direito penal e legislação. Teremos uma equipe bem preparada para proteger a população de Manaus durante as rondas”, relatou Alberto Neto.

O projeto obteve a colaboração da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que cedeu salas de aula para as atividades. Todos os professores envolvidos no curso aceitaram os convites, reconhecendo a relevância da iniciativa.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre temas como Direito Penal, Crimes em Espécie, e Direito Processual Penal, com foco na Prisão em Flagrante e na preservação do Local de Crime.

“Respondemos prontamente ao convite do secretário Alberto Neto para participar da capacitação dos guardas municipais que integrarão a Romu, uma unidade com um papel crucial a partir de agora. Estamos compartilhando nossa experiência prática como delegados de polícia, além de fornecer conteúdo teórico para fortalecer a compreensão dos institutos penais”, declarou o delegado Ivo Martins.

Além disso, o programa inclui disciplinas como Linguagem Policial, Legislação Penal Especial, Polícia Comunitária e Primeiros Socorros. O curso também oferecerá aulas práticas ministradas pela Rocam da PM e Core da PC, abordando temas operacionais, como abordagem a veículos de duas e quatro rodas, procedimentos de blitz e abordagem. Além disso, os participantes receberão treinamento no manuseio seguro de armas de fogo, como o Calibre 12 e o Fuzil.

O delegado da Polícia Civil Fernando Bezerra parabeniza a iniciativa da secretaria e destaca que é um momento de extrema importância para que os guardas municipais possam entregar um bom trabalho para a população.

“Estamos engajados na capacitação da Guarda Municipal de Manaus, um momento crucial para adquirir conhecimento, trocar informações com autoridades policiais e fundamentar suas ações futuras. É um momento oportuno para adquirir conhecimento e aplicá-lo na prática, visando um serviço ainda mais eficaz à população”, destacou o delegado Fernando Bezerra.

Foto –  Altemar Alcantara 

Post Relacionado

Prefeitura alerta para casos de estelionato com anúncio de apartamentos de habitação social

Victória Farias

Núcleo Redenção do ‘Manaus Esportiva’ forma talentos do taekwondo

blitzamazonico

Festa de inauguração da Casa de Praia terá 26 câmeras com busca por aparência

blitzamazonico