Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e concessionária de energia promovem manhã de atendimento na comunidade Valparaíso

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Amazonas Energia, realizou, nesta quinta-feira, 6/10, uma manhã de atendimento com as famílias usuárias da cozinha comunitária da comunidade Valparaíso, na zona Norte da cidade.


Com o objetivo de beneficiar os usuários com a Tarifa Social de Energia Elétrica, um dos inúmeros benefícios garantidos pelo Cadastro Único, a ação ainda distribuiu cestas básicas às famílias atendidas.
De acordo com a coordenadora da cozinha, Jéssica Girão, a ação é de extrema importância para a cidadania dos moradores da comunidade e usuários do equipamento, que atende cerca de 300 pessoas em estado de vulnerabilidade social todos os dias.
“É uma comunidade muito vulnerável socialmente e com pessoas que, entre outras inúmeras dificuldades, não possuem condições de pagar o valor comum da tarifa de energia. Por meio da parceria com a Amazonas Energia, trazemos então o benefício para essas pessoas”, destacou.

Desempregada e com dois filhos em casa, Janaína de Souza, 29 anos, foi uma das moradoras beneficiadas com a tarifa social. “Vai ajudar, sim, com toda a certeza. A energia, como todo mundo sabe, não é barata e essa tarifa com certeza vai dar uma ajuda para a gente, reduzindo um pouco os nossos custos”.

Já a vendedora autônoma de salgados, Ketlen Corrêa, 31 anos, viu na ação um importante marco para a cidadania dos moradores da comunidade, com o CadÚnico garantindo o acesso da população aos seus direitos.

“É de grande ajuda até para nos sentirmos cidadãos. Somos uma comunidade não muito vista quando o assunto é fornecimento de energia e água, e agora que isso tudo está chegando para nós vai ajudar muito”, concluiu.
Além da Tarifa Social de Energia Elétrica, o Cadastro Único ainda garante o acesso à Tarifa Manauara, benefício que reduz em 50% a fatura de água e esgoto de famílias carentes, além de inúmeros outros programas e benefícios sociais.
Fotos – Marcely Gomes / Semasc

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus disponibiliza 57 pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 27/8

Victória Farias

‘Asfalta Manaus’ da prefeitura recapeia novo trecho no bairro da Compensa

Patrick da Silva FARIAS

Ricardo Nicolau comemora ADI do Solidariedade em defesa da Zona Franca e critica omissão do governador

Patrick