Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus discute apoio a projetos educacionais em vigilância sanitária

Representantes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) participaram, nesta quarta-feira, 14/12, de uma reunião com o diretor da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Júnior Nunes, para discutir o apoio a projetos educacionais na área de vigilância sanitária. O encontro aconteceu na sede da escola, no bairro Compensa, zona Oeste.

Participaram do evento o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, e a gestora do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), Ana Felisa Hurtado, o diretor da Espi, Júnior Nunes, e a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento (Deap) da Espi, Jeânia Bezerra.

A Visa Manaus, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresentou à Espi projetos educativos na área de vigilância sanitária, buscando o apoio e a expertise da escola para a sua viabilização.

O primeiro é o projeto Educanvisa Manaus, que pretende levar uma apresentação didática do trabalho da Visa Manaus a escolas da rede pública municipal, para disseminar a importância das boas práticas sanitárias junto aos alunos e suas famílias.

Ewerton Wanderley e Ana Felisa também apresentaram um levantamento das necessidades de capacitação dos servidores da Visa Manaus em diversas áreas, para viabilizar a oferta de cursos por meio das parcerias que a escola mantém com universidades e instituições de formação técnica.

A pauta da reunião incluiu, ainda, a proposta da criação de um curso básico de capacitação em Vigilância Sanitária para os novos servidores da Semsa, a fim de reforçar o conhecimento sobre esse segmento da saúde entre os profissionais.

O diretor da Visa agradeceu a disponibilidade da Espi em colaborar com os projetos educacionais na área da vigilância sanitária. “Na gestão do prefeito David Almeida, a Visa Manaus caminha cada vez mais na direção da prevenção de riscos, prevenção esta que só é possível por meio de conhecimento e informação. Para tanto, temos empreendido diversas ações de educação e conscientização sobre as boas práticas sanitárias, de modo a criar uma nova cultura de prevenção de riscos”, explica.

O diretor da Espi, Júnior Nunes, disse que o órgão está à disposição da Visa Manaus. “Estamos aqui para ajudar a concretizar esses projetos, que ajudam a difundir o conhecimento sobre a prevenção e o cuidado com os riscos sanitários, com conhecimentos de utilidade realmente fundamentais para toda a sociedade, uma vez que influem sobre o nosso bem-estar e qualidade de vida”.

Uma nova reunião entre a Visa Manaus e a Espi está prevista ainda para este mês de dezembro.

Post Relacionado

Prefeito conhece projeto pioneiro de saneamento básico em área de palafitas

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para a 5ª turma do ‘Formação de Startups’

Victória Farias

Prefeitura investe em capacitação de ACSs para fortalecer o combate à tuberculose

EDI FARIAS