Blitz Amazônico
Cidadania

Prefeitura de Manaus desvia rede de drenagem no bairro Mauzinho para impedir erosão em área de risco

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta sexta-feira, 21/6, obras para conter uma erosão que se formou no beco Amazônia, no bairro Mauazinho, zona Leste. A primeira etapa consiste em desviar a antiga rede de drenagem para garantir o escoamento adequado e prevenir o aumento do talude.

“Uma das principais preocupações desta gestão são as erosões. Desde o início da gestão, 32 delas foram contidas e áreas de risco foram revitalizadas, transformando-se em espaços seguros para viver. Continuaremos a atuar em locais afetados por fortes chuvas ou descarte incorreto de águas servidas”, afirmou o secretário de Obras, Heliatan Botelho.

A equipe técnica de engenharia identificou que o talude foi comprometido pelo despejo irregular de águas servidas. Além disso, residências construídas de forma irregular dificultaram o acesso para a manutenção da rede de drenagem existente.

A primeira fase da obra envolve o desvio da antiga rede de drenagem até uma caixa coletora, o que vai assegurar o escoamento adequado das águas pluviais. A dona de casa Simei Gomes, de 41 anos, relatou como ocorreu a erosão.

“Essa erosão começou há menos de um mês, devido às chuvas e às águas das residências que escorriam para este barranco. Acionei a Defesa Civil e a Semasc e, hoje, felizmente, a Seminf está aqui trabalhando para aliviar nosso sofrimento”, disse a moradora.

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Cemitério do ‘Tribunal do Crime’ é descoberto na zona Norte de Manaus; saiba tudo

Shayenne

‘Somos contra o aborto no Brasil’, diz Bolsonaro

Shayenne

Usuários do CAPSi Leste recebem visita de quadrinista no encerramento do mês da Luta Antimanicomial

Redação