Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus destaca incentivo à adoção de hábitos saudáveis no Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração, celebrado nesta quinta-feira, 29/9, busca lembrar a sociedade sobre a importância de cuidar desse órgão, tão vital para uma vida longeva e de qualidade.


A Prefeitura de Manaus destaca que vem empreendendo esforços para incentivar que a população manauara adote hábitos saudáveis que preservam a atividade cardíaca.
O objetivo da ação é estimular a prática de atividades físicas, medida que ajuda diretamente o bom funcionamento do coração. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, lembra do sucesso que foi a 1ª Corrida Manaus em Movimento, no último sábado, 24/9, com mais de cinco mil participantes.
“A atividade física é uma das principais formas de valorização da vida, porque estimula que o corpo funcione da maneira correta, e as pessoas precisam se esforçar para incluir esses exercícios na rotina diária. Dessa forma, o usuário irá promover a sua saúde e evitar o adoecimento, e todos os nossos profissionais estão à disposição para dar a melhor orientação possível sobre esses cuidados”, destacou a secretária.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima, ressalta que uma alimentação saudável e balanceada deve ser aliada às atividades físicas, para fortalecer ainda mais o cuidado com o coração. Tais medidas podem prevenir o surgimento de doenças circulatórias ou cardíacas, como a hipertensão.
“A principal função do nosso coração é bombear o sangue para todo o corpo. No caso de um paciente com hipertensão, por exemplo, ocorre uma elevação da pressão na circulação sanguínea, e essa pressão pode ocasionar complicações para os demais órgãos vitais, como insuficiência cardíaca ou renal, derrame neurológico e infarto”, detalha Lilian.

A enfermeira alerta ainda que o sedentarismo e uma má alimentação, com excesso de sal e gordura, estão entre os principais fatores de risco para a hipertensão. O usuário que já foi diagnosticado com a doença precisa manter um acompanhamento semestral na Atenção Primária para evitar o agravamento de seu estado de saúde.
“O usuário cadastrado na rede tem esse acompanhamento garantido pela Semsa, com dispensação dos medicamentos e avaliações periódicas para verificar se ele está respondendo bem ao tratamento. Essa assistência de qualidade busca justamente impedir que ele venha a ter complicações”, afirma Lilian.
Os usuários que não possuem diagnóstico de doenças circulatórias ou cardíacas também podem buscar as unidades básicas da Semsa para realização de exames preventivos, como de aferição de pressão. Basta se dirigir à UBS mais próxima, portando RG, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Post Relacionado

Prefeitura atende 22 famílias no Monte das Oliveiras devido às fortes chuvas

blitzamazonico

Comunidade Coliseu 1 tem topografia concluída na regularização fundiária da Prefeitura de Manaus 

victoria Farias

Protagonismo de enfermeiros e ACSs no enfrentamento das arboviroses ganha destaque em webconferência

blitzamazonico