Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus dá início ao levantamento de infestação por Aedes aegypti nos 63 bairros da capital

Aproximadamente 300 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Controle de Endemias (ACEs) da Prefeitura de Manaus deram início, nesta segunda-feira, 4/4, ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) na capital.


O levantamento será feito simultaneamente nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, onde devem ser vistoriados 25.706 imóveis dos 63 bairros da cidade até o próximo dia 14.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, a partir deste levantamento será elaborado o 1º diagnóstico anual de infestação pelo Aedes, que servirá de referência para a definição de estratégias de controle do mosquito e prevenção das doenças transmitidas pelo vetor na área urbana da capital – dengue, zika e chikungunya.

“Os dados do LIRAa são essenciais para nortear as ações da Semsa nas diferentes zonas geográficas, de acordo com o grau de risco identificado pelos agentes”, ressalta o secretário, informando que anualmente são realizados dois diagnósticos, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo.

Mesmo com uma redução nos casos de dengue nos primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, a proliferação do Aedes é uma preocupação da saúde pública.

Dados da Semsa mostram que, de 1º/1 a 11/3 deste ano, Manaus notificou 375 casos de dengue. Os números representam uma redução de 80% em relação aos três primeiros meses de 2021. O comparativo mensal aponta que em janeiro foram registrados 174 casos, com uma redução de 37,6% e em fevereiro, 159 casos, representando queda de 69,6%. Ao longo de todo o mês de março do ano passado, foram registrados 1.050 casos e nos primeiros 11 dias do mês, este ano, foram apenas 42.
A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa (Devae), Marinélia Ferreira, afirma que, mesmo em cenários favoráveis, os cuidados têm que ser permanentes e que a população deve manter uma rotina de prevenção. “Não podemos esquecer que as doenças transmitidas pelo Aedes podem ser graves e deixar sequelas”, alerta.
Campo

O chefe do Núcleo de Controle da Dengue da Semsa, Alciles Comape, informa que o trabalho dos agentes para o LIRAa será feito de segunda a sábado, das 8h às 14h, e que eles estarão identificados com colete e crachá da Semsa.
“Pedimos que a população permita a entrada do agente no domicílio, lembrando que o cuidado em uma casa ou terreno beneficia os vizinhos e toda a região”, observa.

Durante a visita, o objetivo é identificar depósitos de larvas, recipientes de água descobertos ou outras condições propícias ao desenvolvimento do mosquito. Se o agente encontrar criadouros ou ambientes que favoreçam a proliferação do Aedes, fará o registro e, ao mesmo tempo, a eliminação ou o tratamento desses recipientes.

De acordo com Alciles, o levantamento vai permitir que as ações de prevenção sejam específicas para a realidade de cada localidade. “Por exemplo, se o maior problema em determinado bairro for o lixo, vamos reforçar a orientação aos moradores para o correto acondicionamento e descarte do lixo doméstico e até mesmo realizar mutirões de limpeza. Se, por outro lado, a questão for o armazenamento de água em recipientes abertos, vamos orientar para que seja providenciado o fechamento dos depósitos”, explica.
Para realizar o trabalho, os agentes e também os coordenadores e supervisores da ação receberam treinamento específico para garantir o acesso a informações atualizadas aos que já realizaram o levantamento em anos anteriores e orientar os que irão fazer as vistorias pela primeira vez.
A aposentada Delcides Costa Gonçalves foi uma das que receberam os agentes da Semsa na manhã desta segunda-feira. Ela disse que sabe da importância de combater o Aedes aegypti para evitar a transmissão de dengue, zika e chikungunya.
Para Delcides, a visita dos ACSs de casa em casa é de grande importância. “É sinal de que não estou só, que sempre tem alguém para me orientar e verificar comigo se está tudo certo”, comenta, garantindo que toma todas as medidas possíveis para manter a casa e o quintal livres do mosquito.

Fotos – Camila Batista / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus trabalha recuperando redes de drenagens nos bairros da capital

Victória Farias

Operação ‘Volta às Aulas’ da prefeitura promove segurança no trânsito de Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus participa do movimento de promoção da equidade para trabalhadores do SUS

victoria Farias