A oficina prática de coleta de recursos do curso “Elaboração de Projetos Culturais”, promovida pela Prefeitura de Manaus , por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), começou nesta segunda-feira, 14/4, e segue até quinta-feira, 17/4, no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da cidade. A atividade marca a abertura da formação da segunda turma do curso, desta vez voltada aos inscritos neste mês.
Realizada dentro do Programa Municipal de Formação Artístico-Cultural (Promfac), a iniciativa tem como objetivo capacitar produtores culturais locais para que elaborem projetos sólidos e destinados ao acesso a recursos por meio de editais públicos e privados. Ao longo da formação, os participantes são orientados sobre planejamento estratégico, formação de propostas e ferramentas de gestão aplicadas à cultura.
Com turmas organizadas ao longo do primeiro semestre, cada uma com 25 alunos distribuídos nos turnos da manhã e da noite, o curso oferece uma vivência teórica e prática com foco no desenvolvimento profissional e no fortalecimento da economia criativa da capital.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a ação é parte fundamental da política de valorização cultural do município.
“Formar produtores capazes de elaborar projetos consistentes e competitivos é abrir caminho para que mais iniciativas culturais ganhem vida em nossa cidade. Essa é uma das grandes metas da Manauscult, e temos orgulho de ver o Promfac cumprindo esse papel com tanta qualidade”, destacou.
O workshop é mais um passo na estratégia de formação continuada promovida pela Prefeitura de Manaus, que busca ampliar o acesso ao conhecimento técnico e democratizar as oportunidades de financiamento para artistas, coletivos e demais.
Foto – Thelson Souza/Manauscult