Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus agenda reuniões com segmentos artísticos sobre adesão à Lei Paulo Gustavo

Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Prefeitura de Manaus, realizada nesta quarta-feira, 24/8, foi definido o período e cronograma das reuniões setoriais dos segmentos artísticos em que serão colhidas as sugestões dos artistas para a construção do plano de ação para recebimento dos recursos financeiros da Lei Paulo Gustavo.


“A presença e a participação da classe artística são extremamente importantes, para que possamos construir em conjunto as ações de utilização dos repasses dos recursos federais para movimentar a economia criativa da cultura, em especial no setor do audiovisual”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.
O presidente do Concultura, Tenório Telles, explica que o calendário de audiências públicas com os segmentos artísticos é uma medida necessária para o credenciamento da Prefeitura de Manaus na plataforma federal da Lei Paulo Gustavo, por meio da elaboração do plano de ação.
“Vamos coletar também as sugestões e demandas dos segmentos culturais com o objetivo de cumprir com todos os requisitos que são necessários para a adesão à Lei, principalmente cumprindo as exigências e os prazos necessários”, explicou.

Calendário

As reuniões setoriais vão acontecer na sede do Concultura, no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, praça Dom Pedro II, Centro, com início no próximo dia 30, às 14h, com o segmento de audiovisual e terá a mediação do conselheiro Allan Gomes.

No mesmo dia, às 18h, será a vez do segmento de dança, mediado pelo conselheiro Ricardo Moldes. Já no dia 1º/9, a reunião será com os artistas e trabalhadores da dança, sob a coordenação da conselheira Mônica Marques; e às 18h, os integrantes do segmento de música, com mediação do conselheiro Frank Botelho.
No dia 2/9, às 14h, será a vez da cultura étnica, com a coordenação do conselheiro Ludimar Gonçalves Kokama; às 18h, se reúnem os integrantes do segmento de Artes Visuais, com o conselheiro Dudson Campos.

Encerrando a agenda no dia 8/9, às 14h, a reunião será com o segmento de literatura, coordenado por Dori Carvalho; e às 18h, se reúnem os artistas e trabalhadores do segmento teatro e circo, com mediação de Madirson Francis.
Prorrogação
De acordo com o PLP 114/2022, o prazo para o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados e municípios se estende até o próximo ano. O projeto prorroga até 2023 a execução da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 2022), promulgada em 8 de julho. A lei foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais ao setor por conta da pandemia.
Os recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo para Manaus contribuirão para movimentar a cadeia produtiva da cultura da cidade, gerando oportunidade de trabalho e renda aos artistas.
Fotos – Cristóvão Nonato / Manauscult

Post Relacionado

Manaus está entre as melhores cidades para se fazer negócios no país

blitzamazonico

PMAM participa de simulação de acidente aéreo no município de Parintins

Patrick

Enquanto fazia café homem leva tiro na cabeça, em apartamento da Compensa

Shayenne