Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeito de Manaus inaugura a primeira feira municipal no bairro Colônia Antônio Aleixo

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quinta-feira, 28/12, a feira municipal da Fé 1 – José Gutemberg Rocha. O espaço, localizado na rua José Maria 2, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da cidade, marca a primeira implementação de uma feira na área.

“Ao adentrar feiras e mercados que permaneciam negligenciados por 28, 30, 35 anos, conforme relatos que tenho ouvido, percebo a transformação realizada por nossa gestão. Anteriormente, os permissionários usavam as calçadas como espaço de trabalho. Graças às ações empreendidas, testemunhamos a transição para ambientes dignos e humanizados. Não apenas construímos estruturas, mas proporcionamos as condições necessárias, para que trabalhem com dignidade, sustentem suas famílias e alcancem uma vida mais digna”, enfatizou Almeida.

O novo equipamento vai alocar 12 permissionários que trabalhavam em barracas improvisadas, fora do padrão e de maneira insalubre, espalhadas nas calçadas do bairro.  A construção foi erguida em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), por meio de medida compensatória, em área de domínio institucional. A autarquia também assina o projeto.

Além da inauguração do novo local, todos os feirantes que ocupam a região foram agraciados com equipamentos essenciais para impulsionar seus negócios. Freezers, estufas, chapas, geladeiras, fogões e um computador foram distribuídos, proporcionando um impulso significativo às vendas de verduras, frutas, lanches, peixe, carne e serviços de internet rápida (lan house).

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Wandesson Costa, enfatizou o compromisso concreto da gestão ao inaugurar a nova feira no bairro Colônia Antônio Aleixo. “A Prefeitura de Manaus dá todo o suporte para que os permissionários possam caminhar e avançar nos seus projetos de negócios. O prefeito David Almeida entrega mais esse espaço público. Ressaltando que essa é primeira obra entregue do zero, toda construída pela gestão, a fim de que a população tenha uma feira com dignidade”, destacou o secretário.

A entrega da feira foi comemorada pelos permissionários. A feirante Zuleide Gonçalves ficou muito grata pelo novo espaço. “Eu só tenho a agradecer a Deus e à prefeitura. Eu sofri muito trabalhando na beira da rua, em uma barraquinha de madeira. Agora, estou em um local seguro, e muito feliz. Eu me sinto contemplada com o que sempre sonhei. A felicidade é por mim e pelos meus parceiros de trabalho também”, disse.

Obra

A obra fiscalizada pela equipe de engenharia da Semacc foi realizada em dois meses, tempo recorde, e seguiu os padrões de excelência aplicados em todas as feiras e mercados municipais entregues pela Prefeitura de Manaus.

Os recursos para construção da feira são decorrentes do pagamento de medida compensatória, mecanismo previsto no Plano Diretor, e a prefeitura não teve custo na construção. Com a obra, os permissionários ganham um espaço novo, planejado, com estrutura digna para seu trabalho, dando para a comunidade um lugar adequado para o comércio.

A medida compensatória que resultou na obra para a feira foi aprovada junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), com validação da Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU), além de projeto arquitetônico e orçamento feitos pela autarquia. A obra está orçada em R$ 692 mil. 

Foto – Dhyeizo Lemos e João Viana/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus certifica alunos no curso de TBO

victoria Farias

Prefeitura de Manaus monta comissão técnica para tratar de revisão do Plano Diretor

victoria Farias

Diabetes gestacional será discutida em webconferência realizada pela Prefeitura de Manaus

Victória Farias