Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida reúne o trade turístico para apresentar o mirante Lúcia Almeida e projetos para o Centro Histórico

prefeito David Almeida reuniu, no final da tarde desta quinta-feira, 28/12, empresários do trade turístico de Manaus para apresentar o mirante Lúcia Almeida e os projetos da administração municipal para reabilitar o centro histórico da capital amazonense. A reunião aconteceu no terceiro andar do mirante, localizado na avenida Sete de Setembro, próximo à base da Marinha, na Ilha de São Vicente, no coração do Centro da cidade. O mirante deve ser entregue no dia 17 de fevereiro do próximo ano.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal ressaltou a necessidade de transformar a experiência turística em Manaus, especialmente no porto, a partir da criação de um ambiente mais agradável e atraente. A ideia, segundo ele, é proporcionar aos turistas uma impressão positiva da cidade, oferecendo atrações culturais, artesanato e gastronomia.

“Nosso objetivo é proporcionar aos turistas uma impressão positiva da cidade, oferecendo atrações culturais, artesanato e gastronomia. Toda essa estrutura que estamos construindo vai oferecer vistas panorâmicas do rio e da floresta, um ponto, no centro da cidade, para contemplar o pôr do sol, entre outros atrativos. Teremos aqui o primeiro skyglass (plataforma de vidro e aço) de Manaus, que deverá demorar um pouco mais de tempo para ficar pronto porque é um projeto muito mais complexo”, explicou o prefeito.

Segundo ele, o mirante Lúcia Almeida é uma das grandes entregas que a prefeitura fará para a cidade. “Ainda temos outra concepção como essa, lá no Encontro das Águas, uma obra do (Oscar) Niemeyer, que já licitamos, demos a ordem de serviço. São obras que permitirão às pessoas que visitam Manaus, os turistas, contemplar nossas belezas naturais em locais adequados”, disse.

O projeto do mirante é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o de Turismo foi elaborado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com objetivo de promover, também, soluções urbanísticas e desenvolver operações para fomento a negócios em diferentes segmentos do turismo, como ressaltou o diretor de turismo da Manauscult, Evilásio Nascimento.

“Esse complexo que será entregue para Manaus, vai abrir espaço para todo o trade turístico, não só na área de gastronomia, mas para os agentes de viagens, porque a cidade passará a ter um turismo receptivo adequado, conferindo a Manaus a identificação turística que precisa. Nosso projeto, a partir desse mirante e de todos os outros equipamentos que constam na plataforma de governo do prefeito David Almeida, para o turismo e a cultura, permitirão uma união de esforços com todas as pessoas que fazem turismo na capital”, apontou o diretor.

Estrutura

O mirante, que conta com uma área de mais de 5 mil metros quadrados, faz parte do programa “Nosso Centro”, que visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

Ao apresentar o projeto, David Almeida destacou o píer turístico que será montado no mirante a partir dos meses de março e abril de 2024, quando o rio Negro estiver cheio, permitindo que o turista, visitante e morador da cidade desembarque na Ilha de São Vicente e já passe a vivenciar uma parte da história de Manaus.

“Aqui nós vamos ter um píer, com uma concepção moderna, iluminado, que dará acesso a um local onde será possível encontrar variadas opções gastronômicas, bem no coração de Manaus. Sem contar que estaremos contribuindo para dar aos turistas que chegam nos navios de cruzeiro, uma impressão positiva, uma realidade muito diferente do que acontece nas atuais condições de desembarque na cidade”, destacou.

Foto – Valdo Leão / Semcom

Post Relacionado

Início das obras do Mirante da Ilha e parque Encontro das Águas são alinhados em cronograma

Victória Farias

Programa ‘Morar Melhor’ vai contemplar mais de 4 mil moradias em Manaus

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus incentiva doação de sangue no mês de comemoração aos servidores públicos

Victória Farias