Eduardo Braga apresenta, no primeiro programa eleitoral, o mote da campanha: mudança como elemento de desenvolvimento_
Nesta sexta-feira (26), o senador e candidato pela coligação “Em defesa da vida” (MDB/PSD e a federação PT/PCdoB e PV), Eduardo Braga (MDB), participou do primeiro programa eleitoral com um vídeo de 2’45” (o segundo maior tempo entre os candidatos que disputam o cargo de chefe do executivo estadual) em que enfatiza a mudança como o ponto de partida para alavancar o crescimento econômico, a implementação e incremento de políticas públicas, com foco no bem-estar social.
O candidato que entregou 30 mil moradias populares, em áreas urbanizadas, para pessoas que não teriam condições de adquirir o imóvel próprio; construiu, reformou e ampliou dezenas de unidades de saúde (hospitais, CAIC, CAIMI, SPA, CAPS, policlínicas, maternidades), assumiu o compromisso de continuar investindo na qualidade de vida. “Voltaremos a construir casas, a ter hospitais que funcionem”, garantiu o candidato do MDB.
Eduardo Braga também firmou compromisso de reduzir os elevados índices de violência no estado. Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, Manaus ocupa o terceiro lugar entre as capitais do país com a maior taxa de mortes violentas, que é de 52,5 para cada grupo de 100 mil habitantes. “Nós voltaremos a ter segurança para as famílias. Nós voltaremos a ter polícia no interior do estado. Voltaremos a ter paz para viver e criar nossos filhos. Esse é o nosso compromisso. Essa é a nossa luta”, afirmou o candidato.
O programa também mostrou o depoimento de amazonenses de diversas cidades que apoiam o retorno do ‘Dudu’ assim como do ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós precisamos recuperar a capacidade de crescimento e de desenvolvimento do estado do Amazonas, mantendo a Zona Franca de Manaus intacta porque ela dá suporte para a geração de emprego e renda. Eduardo, muito obrigado pelo trabalho que você fez. E eu espero que você consiga colher os frutos das árvores que você plantou. As árvores são as do desenvolvimento, do crescimento econômico e da distribuição de renda”, destacou Lula durante o programa eleitoral de Eduardo Braga.
*Biografia*
Carlos Eduardo de Sousa Braga, 61 anos, foi vereador na cidade de Manaus no período de 1983 a 1986. Como deputado estadual, atuou na Assembleia Legislativa do Amazonas de 1987 a 1991. No mesmo ano de 1991, tomou posse como deputado federal. Permaneceu no cargo em Brasília até 1992, quando foi eleito vice-prefeito de Manaus. Assumiu a função de vice-prefeito em 1993 e, em 1994, tornou-se prefeito de Manaus. Como chefe do Poder Executivo Municipal permaneceu até 1997. Foi governador do Amazonas por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2010. Foi ministro de Minas e Energia no período de 2015 a 2016. Está no segundo mandato consecutivo como senador do Amazonas. Sua carreira no Senado iniciou em 2011.