Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Polo do Alto Rio Negro apura medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia do coronavírus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), no Polo do Alto Rio Negro, instaurou Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (PADAC) com a finalidade de acompanhar as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia do coronavírus nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.
A Defensoria solicita das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios informações sobre as medidas e estratégias adotadas para aumentar a cobertura vacinal da população em geral, bem como para reduzir aglomerações de pessoas. A DPE-AM também solicita informações sobre as medidas adotadas para garantir o reforço da vacinação e uso de máscaras e demais EPIs pelos profissionais da saúde, assistentes sociais, professores e outros prestadores de serviços municipais em frequente contato com público.
A medida considera os novos casos de Covid-19 diagnosticado nos municípios. A cidade de São Gabriel da Cachoeira registrou até o dia 18 de janeiro 31 novos casos da doença. Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, até o momento, não registraram números expressivos de novos casos confirmados, mas segundo a Defensoria, a cobertura vacinal encontra-se abaixo de 30%, estando ambos entre os cinco municípios com menor cobertura vacinal completa no Estado do Amazonas.

Dados sobre a quantidade de testes disponível em estoque para diagnóstico da Covid-19, especificando qual a metodologia (RT-PCR, teste de antígeno, etc.) estão entre as informações solicitadas pela instituição.
A Defensoria requer ainda das secretarias, a apresentação de plano de ação para o caso de aumento repentino de hospitalizações em razão de Covid, Influenza, SARG no município; além de informações quanto à disponibilidade, taxa de ocupação e quantidade de leitos clínicos do município, bem como estoque de oxigênio e situação das usinas de oxigênio (se estão operantes e em quais unidades).

O documento publicado no dia 20 de janeiro é assinado pelas defensoras públicas Isabela Sales e Danielle de Almeida.

Foto: Clóvis Miranda/ DPE-AM

Post Relacionado

Primeira etapa do Campeonato Amazonense de Judô reúne mais de 500 atletas na Arena Amadeu Teixeira

Redator

Sensor de colisão lateral poderá ser obrigatório nos carros

Redator

Pela primeira vez na história, CRMV-AM terá 2° turno em setembro

Victória Farias