Evento recebeu 120 profissionais das unidades de saúde da capital
A Policlínica Codajás, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (15/09), o 1º Simpósio de Segurança do Paciente, para servidores das unidades de saúde do Governo do Amazonas.
Em dois turnos, servidores da saúde que atuam em policlínicas, hospitais e prontos-socorros, nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) e Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), receberam orientações sobre o tema “O que é segurança do paciente, introdução, protocolos e importância”.
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Policlínica Codajás, enfermeira Andréia Procópio, reforça que o curso surgiu da necessidade de passar aos profissionais mais informações sobre a segurança do paciente e ressaltar como essas medidas contribuem na qualidade do atendimento.
O evento teve a participação de 120 profissionais e foi realizado de forma conjunta entre as unidades de saúde, para que o máximo de servidores participassem das palestras.
“Abrimos para todas as unidades, para que assim todos possam ter essa cultura de segurança dentro do ambiente de saúde”, apontou Andréia.
Os servidores da Policlínica Codajás ministraram palestras sobre diversas temáticas, entre elas de protocolos de medicação segura e atenção ao suicídio na segurança do paciente, em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio.
Disseminação do conhecimento
A técnica de enfermagem do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Maternidade Chapot Prevost, Marina Fernantes, que participa pela primeira vez de um curso na unidade, conta que o evento contribui para a melhoria do serviço que ela exerce na unidade onde atua.
“Gostei bastante dos temas das palestras e das técnicas ensinadas para abordar pacientes para dar a eles mais qualidade no atendimento, com certeza irei praticar”, declarou.
A profissional disse ainda que pretende repassar todos os conhecimentos adquiridos no evento aos colegas de trabalho que não puderam comparecer ao curso. A disseminação do conhecimento adquirido no evento é incentivada pela coordenação do simpósio como forma de melhorar a qualidade do atendimento em toda a rede de saúde.
FOTOS: Islânia Lima/SES-AM
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Policlínica Condajás: Islânia Lima (92) 98446-2340.