Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) prenderam, na madrugada desta terça-feira (08/02), dois homens, de 29 e 32 anos, por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, na avenida Brasil, Compensa, na zona oeste da capital amazonense.
Eles também são suspeitos de envolvimento na morte de um jovem de 20 anos, ocorrida em dezembro de 2021, durante assalto a um ônibus do transporte coletivo, no bairro Tarumã.
A equipe Rocam 01 recebeu, por volta das 3h, denúncia anônima informando a localização de um dos suspeitos na zona norte. Os policiais foram ao local e conseguiram identificar o homem, com quem foram encontrados cinco trouxinhas de produto análogo a oxi; quatro trouxinhas e uma porção média de material com características de cocaína; quatro trouxinhas e uma porção pequena de maconha.
Questionado sobre o assalto ao coletivo, o indivíduo confirmou sua participação e relatou que o outro envolvido estaria trafegando com a arma do crime nas proximidades, a bordo de um veículo GM Corsa Classic, de cor prata e placa OAN-5836. Os policiais iniciaram busca e localizaram o veículo na avenida Brasil, no bairro Compensa.
Com o condutor, foram encontradas uma arma de fogo, tipo caseira, calibre .12, sem marca; duas munições do mesmo calibre intactas; e quatro celulares, sendo dois Motorola e dois Samsung. Os dois homens foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Caso – Melquisedeque Santos do Vale, de 20 anos, foi morto durante assalto a um ônibus da linha 444, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, no dia 16 de dezembro. O coletivo estava na avenida Torquato Tapajós quando três homens vestidos de gari entraram e anunciaram assalto. Segundo relatos, os infratores recolheram os pertences dos passageiros e, quando o trio descia do ônibus, um deles atirou na cabeça do rapaz.
No dia seguinte ao crime, a PMAM conseguiu prender um dos suspeitos, durante a Operação Catraca Tempestade, executada com o intuito de prender os infratores. O homem estava em uma casa no Tarumã.
Denúncias – A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.