Blitz Amazônico
AmazonasAmazonasPolíticaPolítica

PL de Roberto Cidade que institui o ‘Março Azul Marinho’, de atenção ao câncer colorretal, é aprovado pelo plenário da Aleam

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (1º /11), o Projeto de Lei nº 135/2022, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), que institui a programação alusiva ao “Março Azul Marinho”. O mês será dedicado a maior conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino.

“Este é o terceiro tipo de câncer mais frequente, tanto em homens quanto em mulheres. É importante que possamos ampliar a divulgação de informações a respeito do assunto, sobre as medidas de prevenção e os exames que podem promover um diagnóstico precoce, que permita o tratamento adequado e, consequentemente, garantam maior possibilidade de cura. Temos a intenção, por meio desta lei, de mobilizar a população e os profissionais de saúde acerca da doença, diagnóstico precoce e tratamento. Nosso intuito é contribuir para salvar vidas”, afirmou o deputado.

Conforme a proposta, durante o “Março Azul Marinho” serão reunidos esforços visando a conscientização da população acerca do câncer colorretal, por meio da realização de campanhas informativas e preventivas. Criado em parceria entre o Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), o “Março Azul Marinho” é uma oportunidade para se educar mais sobre a doença e aprender como se prevenir.

O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano. É o segundo tumor maligno em incidência na população feminina e masculina, excluindo o câncer de pele não melanoma, atrás apenas, respectivamente, dos cânceres de próstata e mama. São 41 mil novos casos previstos para 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Post Relacionado

Roberto Cidade cumpre agenda em Tapauá, que comemora 66 anos neste final de semana

Patrick

Projeto de Roberto Cidade que estabelece protocolo de proteção em casos de pagamento em duplicidade segue para sanção governamental

blitzamazonico

MP investiga superfaturamento e fraude em locação de viaturas no Governo Wilson Lima

Redação