Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Pesquisa diz que 63% dos eleitores querem eleição decidida no 1º turno

Pesquisa da série Exame/Ideia desta quinta-feira (28) revela que quase dois terços (63%) dos eleitores brasileiros gostariam que a eleição para presidente da República fosse decidida logo no primeiro turno.









Entre os que não compartilham dessa vontade estão 17% dos entrevistados, enquanto que outros 20% disseram ser indiferentes ao segundo turno.

A maioria das pesquisas divulgadas pelos principais institutos mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria hoje maiores chances de vencer, com a maioria dos votos válidos, e se eleger no próximo domingo, 2 de outubro.

Na contra-mão dos dados e crítico árduo dos institutos de pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL), disse durante entrevista ao SBT em Londres no dia 19 de setembro, que é ele quem será reeleito no primeiro turno.

Segundo Bolsonaro, suas ‘andanças pelo país’ mostram seu favoritismo em relação a seu algoz petista.

“Se eu tiver menos de 60% dos votos, algo de anormal aconteceu no TSE”, disse Bolsonaro em tom de provocação à integridade do sistema eleitoral brasileiro.

A estratégia da coligação petista, segundo fontes próximas à campanha de Lula, é tentar atrair os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) . Com esse objtivo conquistado, as chances de Lula garantir sua vitória do próximo domingo aumentariam substancialmente.

A pesquisa Ideia entrevistou 1.500 eleitores de todo o país por telefone entre os dias 23 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. No TSE, o código de identificação do estudo é o BR-09782/2022.

 

Fonte: iG 

Post Relacionado

Prefeitura leva recapeamento asfáltico às ruas do bairro Cachoeirinha

Victória Farias

Programa ‘Manaus Sustentável’ prevê aumento do potencial construtivo para obras verdes

Patrick da Silva FARIAS

Jade Picon ganha autorização especial para atuar em ‘Travessia’

Shayenne