Blitz Amazônico
Amazonas

Parintins 2023: Detran Amazonas coordena tráfego viário na Ilha Tupinambarana durante o festival folclórico

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) é o responsável por coordenar o tráfego viário do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), durante o período do festival folclórico. Os trabalhos de organização, controle e fiscalização do trânsito na cidade iniciaram no último sábado (24/6) e seguem até o dia 3 de julho, um dia após as apresentações de Caprichoso e Garantido.

A atribuição foi instituída ao Detran Amazonas por meio da Resolução nº 001/2023, assinada pelo presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Cetran-AM), David Fernandes dos Santos, e publicada no dia 10 de maio de 2023.

De acordo com o documento, a atribuição ao Detran-AM se deve em decorrência da “grandiosidade e reconhecimento internacional do 56º Festival Folclórico de Parintins”, levando em consideração a “necessidade de melhor organização, educação, policiamento ostensivo de trânsito e fiscalização do trânsito local, visando maior segurança das vias e transeuntes”.

Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, é a primeira vez que o órgão cria rotas e desvios nos pontos de maior circulação de pessoas e veículos com o objetivo de facilitar o acesso às localidades.

“Este ano, o Detran está com a missão de coordenar toda a questão do tráfego viário da cidade Parintins. Sabemos que neste período do festival, a cidade recebe um grande número de visitantes e, por isso, é necessária essa organização para que se tenha uma melhor fluidez e, claro, para mantermos a segurança de todos”, explica ele.

O presidente do Cetran-AM, David Fernandes, reforçou que a iniciativa visa fortalecer, ainda, a conscientização da população de uma forma geral. “Para além da questão da organização, o Detran também está fortalecendo a fiscalização, mais voltada à conscientização da necessidade de se respeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resguardar vidas. O Festival de Parintins é grandioso e merece essa preocupação e esse reforço”, comentou.

Ainda de acordo com o documento, as ações devem contar com suporte do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Parintins (EMTT Parintins).

FOTOS: Divulgação/Detran-AM

Post Relacionado

ADS participa da Feira da Agricultura Familiar e Pirarucu Manejado no 24º Ecofestival do Peixe-boi em Novo Airão 

EDI FARIAS

“Hoje eu estou feliz de poder ajudar outras mães também”, diz doadora de leite humano

victoria Farias

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas busca implementar a produção de melancia em terra firme como alternativa de renda aos produtores

EDI FARIAS