Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaTCE_AM

​​Ouvidor do TCE-AM determina que a SES-AM homologue contratação de biomédicos para cargo de farmacêutico-bioquímico

O conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas, Josué Cláudio, determinou que a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) altere item do Edital 01/2022 para contratação temporária de farmacêutico-bioquímico por suposta violação à legalidade e isonomia do certame, já que a secretaria estaria, de forma ilegal, não homologando graduados em biomedicina para o cargo.
A decisão está no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do TCE-AM desta quinta-feira (3) e é fruto de uma representação recebida pela Ouvidoria da Corte de Contas amazonense.
A representação com pedido de medida cautelar recebida pela Ouvidoria apontou que o edital de chamamento da SES-AM estaria deixando de fora da contratação para o cargo de farmacêutico-bioquímico candidatos biomédicos que, apesar de terem as inscrições homologadas e serem convocados, estão sendo supostamente preteridos quanto à assinatura do contrato, em virtude de não possuírem formação em farmácia.

Após análise da documentação apresentada, o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Josué Cláudio, identificou a legitimidade da participação de graduados em biomedicina em concurso público para farmacêutico-químico.

“Dada pretensa compatibilidade de atribuições daquele curso com o cargo ofertado no certame, em resguardo ao princípio constitucional da isonomia, do amplo acesso aos cargos públicos e do livre exercício da profissão de biomédico”, afirmou o ouvidor da Corte de Contas, Josué Cláudio.

Ainda conforme o ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio, a restrição da contratação dos profissionais de biomedicina com inscrição homologada e regularmente habilitados para a função poderá causar danos aos cofres públicos e ao interesse público, quanto à prestação do serviço de saúde.
Na decisão, o conselheiro-ouvidor determinou que a mudança no edital para aceitar os biomédicos seja feita no prazo de até cinco dias úteis por parte da SES-AM, e que a Secretaria proceda a contratação dos aprovados, respeitando a ordem do resultado final homologado no certame.

Post Relacionado

Roberto Cidade solicita à Prefeitura recapeamento de ruas do bairro Tancredo Neves

Redação

‘Asfalta Manaus’ já aplicou mais de 200 toneladas de massa asfáltica nas ruas do Mauazinho

Patrick

Prefeitura de Manaus entrega certificado de conclusão do curso de Cuidador de Idosos “Cuidadoso”

Victória Farias