Blitz Amazônico
Amazonas

Operação Virtude: Defensoria Pública realiza palestra sobre violência digital contra idosos

A ação aconteceu nesta terça-feira (7), na sede Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (Nuappi), realizou uma palestra sobre violência digital contra a pessoa idosa, nesta terça-feira (7), para os alunos da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). A ação faz parte da Operação Virtude e aconteceu na sede da instituição, na avenida Brasil, no bairro Santo Antônio.

Um dos temas abordados durante a palestra foi a importância do combate à desinformação, divulgação de fake news e golpes, problemas que afetam, principalmente, o público idoso. Entre os destaques o benefício do Cartão Passa Fácil+, a gratuidade no transporte público e os golpes bancários. 

“Conversamos sobre os golpes digitais e outros problemas que as pessoas idosas estão enfrentando nesse novo mundo, pois uma das funções da Defensoria Pública é a educação”, pontuou o defensor público. “Precisamos levar educação em direitos, direitos digitais e sobre essa nova era, para fornecermos aos idosos elementos para que eles mesmos possam exercer sua cidadania”.

As ações têm o objetivo de ampliar o acesso à Justiça, proteção jurídica da pessoa idosa e compõem as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1° de Outubro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. 

O reitor da Funati, Dr. Euler Ribeiro, reforça que a iniciativa pode evitar todos os sentidos de violência contra a pessoa idosa. 

“Todo dia a Defensoria Pública está presente, cuidando dos nossos idosos, para que eles sejam protegidos” e, agora, a Operação Virtude vem para evitar todos os tipos de violência contra a pessoa idosa, como abandono, violência financeira, abuso sexual e entre outros”, afirmou o médico. 

Segundo a aposentada Maria de Jesus, de 77 anos, a palestra serviu para abrir a mente para os acontecimentos do mundo atual. 

“Adorei a aula, gostei muito, pois abre mais a mente da gente e nos ajuda a ficarmos mais atentos no dia a dia”, comentou a aposentada. 

A Operação Virtude, encabeçada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater a violência contra a pessoa idosa. 

Mais atividades

Durante o mês de outubro, a Defensoria tem intensificado a sua atuação com uma série de atividades voltadas ao público idoso, entre palestras, capacitações e atendimento jurídico, tanto em Manaus quanto em outras unidades do interior, como Coari, Eirunepé, Humaitá, Manicoré, Parintins e Tabatinga. 

Programação

11/10 – Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Santa Teresinha;   

14/10 – Palestra e atendimento jurídico na Funati;  

17/10 – Palestra no bairro Colônia Antônio Aleixo;  

20/10 – Centro de Mídias da Seduc;  

22/10 – Dia D da Operação Virtude;   

25/10 – Palestra e atendimento jurídico na Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Texto e foto: Junio Mattos

Post Relacionado

Defensoria do Amazonas alerta pais divorciados sobre os perigos das telas para as crianças

victoria Farias

Escolas inscritas no projeto “Juntos Pela Vida” são auditadas pelo MPAM

blitzamazonico

Juiz do AM é destaque nacional em Escola de Magistratura

Patrick da Silva FARIAS