Blitz Amazônico
governo federal

Operação Incêndios 2025: Polícia Federal lança ação integrada contra queimadas e crimes ambientais

Plano estratégico previsões de atuação integrada, tecnologia de ponta e expansão em estados críticos da Amazônia Legal e do Pantanal

O objetivo é ampliar a capacidade de prevenção e resposta do Brasil frente aos crimes ambientais – Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quarta-feira, 25 de junho, a Operação Incêndios 2025, ação estratégica de combate aos incêndios florestais no país. A operação marca o início de uma nova fase de atuação integrada da PF, com foco especial nas regiões da Amazônia Legal e do Pantanal — regiões que têm enfrentado aumento significativo de eventos climáticos, extremos e crimes ambientais.


Coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, a operação mobiliza efetivas especializadas e estrutura tática reforçada. O plano de tecnologia prevê a instalação de bases avançadas em pontos críticos, uso intensivo de ponta, geointeligência e drones, além de atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública, órgãos estaduais e instituições parceiras como IBAMA, ICMBio, Advocacia-Geral da União (AGU) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.


O objetivo é ampliar a capacidade de prevenção e resposta do Brasil frente aos crimes ambientais. Em 2024, a PF instaurou 138 inquéritos policiais relacionados a queimadas – número três vezes superior em relação a 2023, quando foram registrados 46 inquéritos. Somente nos primeiros meses de 2025, já foram abertas 42 investigações.


RESPONSABILIZAÇÃO – A Operação Incêndios 2025 também reforça o compromisso da PF com a responsabilização criminal de autores de crimes ambientais. No último ano, as ações resultaram na emissão de 29 mandados de busca e apreensão, 3 prisões preventivas, 16 prisões em flagrante e ordens judiciais de sequestro de bens que somam mais de R$ 400 milhões.

PRÓXIMAS SEMANAS – A primeira fase da operação tem início imediato nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nas próximas semanas, a estratégia será expandida para outras áreas prioritárias, como Acre, Amazonas, Rondônia e Pará.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Post Relacionado

Amazonas encerra 2024 com saldo positivo de mais de 36,7 mil empregos formais

victoria Farias

Investimentos inéditos do Fust impulsiona inclusão digital e expansão de redes no Brasil

victoria Farias

Em abril, AM terá benefício do Bolsa Família com tíquete médio acima da média nacional

blitzamazonico