Blitz Amazônico
Amazonas

Número de empresas amazonenses incluídas no Cadastur cresce 130,56% em quatro anos

Em um indicativo claro do dinamismo no turismo do Amazonas, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) divulga os dados reveladores de um aumento substancial no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), durante o ano de 2023. Os números impressionam, evidenciando um crescimento expressivo nas atividades turísticas em comparação com o ano anterior.

Segundo o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a gestão do governador Wilson Lima tem direcionado investimentos estratégicos que impulsionaram os indicadores. “Alcançamos mais de 2.3 mil cadastrados, representando um crescimento de mais de 130%. Esse resultado é fruto do trabalho de conscientização e dos investimentos do governo estadual no turismo”, destaca.

O comparativo geral entre 2023 e 2022 reflete um crescimento expressivo de 44,80% no total de prestadores cadastrados. Ainda mais notável é a evolução ao longo dos últimos quatro anos, uma vez que o Amazonas alcançou um aumento de 130,56%, atingindo um total de 2.633 prestadores de serviços em 2023.

Destacando-se nesse cenário, a Agência de Turismo registrou um total de 738 prestadores cadastrados, aumento de 20,98%. Os Meios de Hospedagem marcaram presença com 435 registros, crescimento de 49,48%. Outras atividades que contribuíram foram Guia de Turismo – Pessoa Física com 369 registros, aumento de 32,26%, Transportadora Turística com 152 prestadores, crescimento de 67,03%, e Organizadora de Eventos com 151 registros, aumento de 29,06%. O Acampamento Turístico teve 21 cadastros, com um extraordinário aumento de 162,50%.

Gerido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Amazonastur, o Cadastur tem desempenhado um papel crucial nesse processo, proporcionando credibilidade aos prestadores de serviços turísticos cadastrados, além de garantir uma série de benefícios e oportunidades. Com o cadastro válido por dois anos para pessoas jurídicas e cinco anos para guias de turismo, a adesão e renovação são gratuitas, oferecendo uma plataforma essencial para o ordenamento do turismo no Amazonas.

“O Cadastur, que é o cadastro dos prestadores de serviço turístico, vem crescendo exponencialmente no estado. Se compararmos 2022 e 2023, tivemos um aumento de mais de 44%, refletindo o impacto positivo do turismo no crescimento econômico e pessoal da população”, ressalta Ian Ribeiro, com otimismo diante do crescimento significativo do Cadastur no Amazonas.

Benefícios do Cadastur

O Cadastur oferece benefícios significativos aos prestadores de serviços cadastrados, como acesso a financiamentos, apoio em eventos promovidos pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado, incentivo à participação em programas federais, visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal, além de oportunidades exclusivas de capacitação.

Como se cadastrar?

O cadastro é gratuito e feito totalmente de forma virtual. Basta entrar no site https://cadastur.turismo.gov.br, preencher o formulário eletrônico e seguir as orientações.

FOTOS: Lucas Silva/Amazonastur

Post Relacionado

Expopin 2023: Sistema Sepror qualifica mais de 200 pessoas ligadas ao setor primário

EDI FARIAS

Clientes encontram rã dentro de picolé de açaí no interior do Amazonas

VICTORIA LOUZADA

Atuação da Defensoria ajuda atleta de Tabatinga a se consagrar como melhor patinador do Brasil

victoria Farias