Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

‘Nova Lei das Filas’ já autuou 41 estabelecimentos no Amazonas

Por meio da Lei nº 5.867/2022, conhecida como “Nova Lei das Filas”, de autoria do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam), deputado estadual João Luiz, 41 estabelecimentos foram autuados pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM).







“Isso é um ganho para a população amazonense, que ficava horas esperando atendimento em agências bancárias, supermercados e casas lotéricas. A lei regula o tempo de atendimento do cidadão. Ela é um grande avanço para o Amazonas, além de ser referência para outros estados”, disse o deputado João Luiz.

Tempo máximo
A norma regula o tempo para atendimento ao cidadão, de no máximo até 50 minutos em estabelecimentos bancários, concessionárias públicas de água, luz e telefone, casas lotéricas, prestadores de serviços de educação, saúde privados e dentre outros.

A Lei vigente determina que os estabelecimentos são obrigados a fixar relógios em local visível, além de fornecer bilhetes ou senhas numéricas, onde ficará impresso o nome do estabelecimento, horário de entrada e de atendimento.

As empresas também são obrigadas a divulgar cartaz com 60 centímetros de altura e 50 centímetros de largura, com a informação da Lei sobre o limite máximo de 50 minutos de espera de atendimento ao cidadão.

Destaques

Em junho deste ano, a Nova Lei das Filas foi destaque na revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur) e também virou tema de debate na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).


Fonte: Portal CM7 

Post Relacionado

Anitta mostra bastidores com Maluma do novo clipe de El Que Espera

Shayenne

Secretária Dulce Almeida inicia cronograma de visitas às escolas da Semed

Patrick

Videoarte amazonense é finalista no festival Cawcine

Redação