Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Nova iluminação pública em LED muda a vida de moradores do interior do Estado

Com mais de um mês desde a implantação das novas luminárias de LED no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, a população relata a retomada de hábitos antigos, durante o período noturno.


Apesar de simples, costumes como caminhar à noite, conversar na calçada e abrir o comércio até mais tarde, tornaram-se mais rotineiros e são comemorados pelos parintinenses.
Francisca Gato, 63 anos, moradora do bairro Santa Rita, conta que, como toda a região está mais iluminada durante à noite, o hábito de conversar com amigos e vizinhos na porta de casa, agora não tem mais hora para acontecer. “À noite, a cidade fica muito mais bonita. A gente agora consegue ficar na frente das nossas casas, porque já tem iluminação”, afirma.

Proprietária de loja, a empreendedora Kariane Muniz, 30 anos, também destaca que houve uma transformação no dia a dia da cidade, após a modernização da iluminação pública. “Melhorou um bocado, porque as ruas eram bem escuras, a iluminação ficou muito boa. Em questão de segurança pública, melhorou bastante. A gente consegue caminhar, andar por aí com mais tranquilidade”, ressalta.

Desde maio, quando começou a e ser executado, o Ilumina+ Amazonas chegou à área urbana de 11 municípios e a três em comunidades rurais. O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas que, em Parintins, substituiu 5.848 pontos de iluminação entre os dias 11 de maio e 15 de junho.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo explica que onde a iluminação pública era feita por meio de luminárias a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio, houve a modernização, com a colocação das luminárias de LED, que são mais eficientes e, portanto, mais econômicas em diversos aspectos. “O LED possibilita a elevação da vida útil do parque de iluminação e garante menos intervenções pela Prefeitura, além de ajudar a preservar o meio ambiente com a retirada de equipamentos a base mercúrio”, frisou.

Vila Amazônia – Em junho, houve a inauguração, pelo Governo do Amazonas, do novo sistema de iluminação pública com a tecnologia de LED na Vila Amazônia, em Parintins. Nessa área, foram implementadas 620 luminárias, que contemplam toda comunidade, localizada na zona rural.

Ampliação – O Ilumina+ Amazonas segue em ritmo avançado e já alcançou 37% de execução com 22,3 mil luminárias instaladas das 59,5 mil planejadas até o fim de 2022. Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados ainda este ano.

A iluminação pública já foi modernizada em Tefé, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Urucurituba, Autazes e Boa Vista do Ramos. Além de Itacoatiara, os trabalhos estão em pleno avanço em Rio Preto da Eva. As cidades de Humaitá, e Presidente Figueiredo também serão beneficiadas em agosto, assim como Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Presidente Figueiredo também serão beneficiadas.

FOTO: Caio de Biasi

Post Relacionado

Macabro: carbonizado, corpo de homem morto em ritual foi separado em 419 partes

Redação

Moradores de comunidade no Jorge Teixeira fazem cadastro fundiário da Prefeitura de Manaus

Patrick

Dez artistas locais abrem Festival de Música e Arte de Manaus

Patrick