Em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, realizado neste dia 18 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, em parceria com a Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), lançaram a “Cartilha da Criança e do Adolescente”, com o objetivo difundir as informações referentes aos direitos e deveres, além de orientações para combater e denunciar o crime.
O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, falou sobre a importância desse trabalho colaborativo das duas comissões em prol dos direitos das crianças e adolescente.
“Em uma sociedade em que a proteção dos direitos das crianças e adolescentes é uma prioridade absoluta, a OAB-AM se empenha em contribuir significativamente para o combate à exploração sexual, um crime abominável que infelizmente ainda assola nosso país. Nesse contexto, é com grande satisfação que parabenizamos a doutora Thandra e a Aleam pelo lançamento da cartilha informativa, que será uma ferramenta essencial no fortalecimento da prevenção e conscientização sobre esse tema tão urgente”, disse o presidente da Seccional.
De acordo com a presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente da OAB-AM, Thandra Sena, através da cartilha são oferecidas orientações preciosas às famílias e à sociedade amazonense, auxiliando na identificação de situações de risco e no encaminhamento adequado das denúncias.
“Ao lançarmos a ‘Cartilha da Criança e do Adolescente’ em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, estamos dando um importante passo na proteção dos direitos das nossas crianças e jovens. Essa iniciativa conjunta da OAB-AM e da ALEAM visa difundir informações cruciais sobre direitos e deveres, bem como fornecer orientações fundamentais para combater e denunciar esse crime tão repugnante. Estamos comprometidos em promover a conscientização e fortalecer o engajamento da sociedade em proteger nossos menores. Juntos, podemos criar um ambiente seguro e saudável para as futuras gerações”, enfatizou Thandra.
Para ler a cartilha, acesse a área de “Livros & Manuais” no site da OAB Amazonas: www.oabam.org.br.