Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Na posse como ministro do TCU, Anastasia promete ‘moderação e equilíbrio’

O ex-senador Antonio Anastasia (MG) tomou posse nesta quinta-feira (3) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A cerimônia contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, entre outras autoridades. Também participou o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que assumiu a vaga de Anastasia no Senado.
No discurso de posse, Anastasia prestou solidariedade às vítimas da pandemia de coronavírus. Ele disse que vai pautar a atuação no TCU com os mesmos parâmetros que adotou durante toda a vida pública.
— Moderação, equilíbrio, cordialidade, bom senso, serenidade e razoabilidade. Essas molduras sempre paramentaram minha atuação no serviço público, e assim também pretendo servir neste tribunal. O TCU é a cada dia mais um dos órgãos com papel institucional mais relevante e importante do nosso país — afirmou.
Antonio Anastasia prestou agradecimentos ao presidente Rodrigo Pacheco, além dos senadores e deputados que apoiaram a candidatura dele ao TCU. O novo ministro também agradeceu ao povo de Minas Gerais e ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que formalizou a indicação à corte de contas.
O termo de posse foi assinado pelo vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas. Nas “calorosas boas-vindas” ao novo ministro, ele destacou “a capacidade conciliatória e a fina sensibilidade política” como atributos de Anastasia.

— Será uma honra para todos nós estar a seu lado ao longo das sessões colegiadas e compartilhar com sua inteligência e com seu talento as decisões importantes a cargo deste tribunal. Sua experiência aqui será fundamental para o enriquecimento e a evolução do nosso debate — disse Dantas.

A presidente do TCU, ministra Ana Arraes, participou da cerimônia de posse de forma remota. Ela salientou a “trajetória de êxito e a reputação inatacável” de Antonio Anastasia.

— A ampla experiência que acumula como professor, administrador público e político traz conhecimento e sabedoria tão importantes para o desempenho de um ministro. Sua história diz muito de sua isenção, independência e capacidade de diálogo, atributos primordiais à tarefa que desempenhamos como julgadores — afirmou.

O ex-senador e atual ministro do TCU Vital do Rêgo sublinhou a atuação de Antonio Anastasia como parlamentar. Ele lembrou que o novo ministro foi o autor do PLS 349/2015, que busca fortalecer a segurança jurídica e a eficiência na criação e aplicação do direito público. A matéria foi sancionada na Lei 13.655, de 2018.
— Estamos recebendo como novo ministro um senador da envergadura e do prestígio de Anastasia, que deixa uma virtuosa carreira política para dedicar seus conhecimentos e talentos ao TCU. Temos à nossa disposição a boa arma à altura dos grandes combates que nos são impostos. Que o futuro que lhe aguarda no TCU seja tão brilhante e profícuo como seu passado de homem público — disse.

Participaram da cerimônia de posse a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Também estiveram presentes ministros do TCU e procuradores do Ministério Público junto à corte de contas.

Fonte: Agência Senado

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza quase 80 mil atendimentos em quatro edições do ‘Sabadão da Saúde’

Victória Farias

Atleta indígena do AM sobe ao pódio no Brasil Wake Open e no Pan-Americano, em Minas Gerais

Shayenne

Obras de recuperação do canteiro central da avenida Goiânia passam por vistoria da Prefeitura de Manaus

Victória Farias