Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaInternacional

Mulheres podem ter licença menstrual de três dias na Espanha

Uma licença menstrual para as mulheres que sofrem dores mais agudas durante o ciclo é um benefício que pode se tornar realidade na Espanha. 




A medida faz parte de um projeto de lei que será encaminhado ao Executivo espanhol para aprovação na próxima semana.

Se o projeto for aprovado, a Espanha se tornará a primeira nação com uma legislação específica que concede esse direito a mulheres.

“É importante esclarecer o que é uma menstruação dolorosa. Não estamos falando de um leve desconforto, mas de sintomas graves como diarreia, fortes dores de cabeça, febre”, disse a secretária de Estado da Espanha para a Igualdade, Angela Rodriguez.

“Há um estudo que diz que 53% das mulheres sofrem de menstruação dolorosa e entre as mais jovens esse percentual chega a 74%. Isso é inaceitável e deve causar uma reflexão para os médicos e a sociedade”, lembrou Angela.

Licença de 3 dias

O projeto prevê que uma licença médica de até três dias seja dada para as mulheres que se sentirem incapacitadas de trabalhar devido cólicas e outros sintomas normais da TPM.

“Quando o problema não pode ser resolvido clinicamente, acreditamos que é muito sensato que haja [o direito a] uma incapacidade temporária associada a esse problema”, disse Angela.

Ainda segundo a secretária, quando sintomas como esses aparecem associados a uma doença, os trabalhadores têm direito a se ausentarem de seus cargos até se recuperarem.

“O mesmo deve acontecer com a menstruação, existindo a possibilidade de que, se uma mulher tiver um período menstrual muito doloroso, ela possa ficar em casa.”



Fonte: Portal Manaus Alerta 

Post Relacionado

PC-AM busca informações sobre homem que desapareceu no bairro Gilberto Mestrinho

Redação

Polícia Militar prende nove por tráfico de drogas, na capital

Victória Farias

Idosos do Parque das Tribos recebem serviços da saúde da Prefeitura de Manaus como parte da Semana do Envelhecimento Saudável

Victória Farias