O apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, foi demitido do podcast Flow nesta terça-feira (8) após defender a criação de um partido nazista no Brasil em um episódio.
Durante a entrevista com os deputados Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB) nessa segunda (7), Monark disparou: “A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião […] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, disse.”
Tabata chegou a rebater Monark afirmando que o nazismo põe em risco os judeus. “Liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco coloca a vida do outro. O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco”, afirmou.
A fala viralizou de Monark viralizou e o podcaster foi duramente criticado inclusive por entidades israelitas. “O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera “inferiores”. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. O discurso de ódio e a defesa do discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica”, afirmou a Conib (Confederação Israelita do Brasil).