Blitz Amazônico
governo federal

Ministério das Comunicações e Telebras instalam antena no maior abrigo temporário do Rio Grande do Sul

O abrigo temporário na cidade de Canoas conta com 7 mil abrigados

A Telebras, empresa vinculada ao Ministério das Comunicações, instalou nesta quarta-feira (15) uma antena transportável no maior abrigo temporário do Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas que atingiram o estado. O abrigo, localizado na Ulbra (Universidade Luterana do Brasil, em Canoas), conta com 7 mil abrigados. Foi instalada, também, uma antena no abrigo no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre.

As antenas foram instaladas para contribuir com o projeto “Renascer é Preciso”, do Tribunal de Justiça do estado, voltado para o cadastramento dos abrigados para o recebimento da segunda via de documentos, como certidão de nascimento, por exemplo. Essa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Telebras e do Tribunal de Justiça do RS, autor do projeto.

“A comunicação viabiliza a realização de serviços básicos para a população, em especial em momento de crise como estamos vivendo no Rio Grande do Sul. Este trabalho conjunto com diversos órgãos federais e estaduais vai ajudar a trazer mais cidadania para as pessoas abrigadas no local”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Há previsão de levar conectividade a outros abrigos do Rio Grande do Sul para apoio ao projeto. Os últimos detalhes estão sendo definidos pelo Gabinete Integrado de Operações, que reúne o comando da Defesa Civil Nacional e Estadual, o Governo Federal, Forças Armadas, dentre outros.

Os aparelhos da Telebras estão atendendo, em Porto Alegre, o Gabinete Integrado de Operações, o Gabinete do Governo Federal, o Centro Logístico da Defesa Civil do Estado e posto da Conab – ambos voltados para a logística de recebimento e distribuição de doações -, o Comando Militar do Sul, além do Ibama e da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb). Já a Secretaria de Saúde do Estado conta com 8 pontos fornecidos pela empresa.

A conectividade também está presente no posto da Conab em Canoas, no 3º Batalhão de Suprimentos de Nova Santa Rita, no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada de Sapucaia do Sul, no hospital de campanha do Exército Brasileiro e na base avançada do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, localizados em Eldorado do Sul.

Post Relacionado

Amazonas: apoio do Governo Federal já soma R$ 627 milhões para combater crise hídrica

victoria Farias

O STF pode substituir a competência do Poder Legislativo?

victoria Farias

Valor da Produção Agropecuária deve atingir R$ 1,159 trilhão este ano

victoria Farias