Blitz Amazônico
Amazonas

Mais de 55 mil pessoas foram contempladas, em 2023, com o programa Detran Cidadão’ na capital e no interior

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran Amazonas) alcançou mais de 55 mil pessoas na capital e no interior durante o ano de 2023, por meio do programa ‘Detran Cidadão’, que agrega os projetos “CNH Social”, “CNH na Escola” e “Motociclista Legal”, além da extensão do programa batizado de “Detran Cidadão no Interior”.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-Am, Rodrigo de Sá, o programa surgiu por determinação do governador Wilson Lima, tendo como objetivos uma maior aproximação do órgão com a população e também ofertar programas sociais levando cidadania ao maior número de pessoas.

“O Detran sempre foi considerado um órgão cobrador de taxas. Hoje,   ajudamos a população por meio dos seus projetos sociais, dando oportunidade de emitir sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ter seu curso de mototaxista e equipamento de segurança, além da legislação para os alunos da rede pública, tudo de forma gratuita”, ressalta Rodrigo de Sá.

O projeto “CNH Social”, que disponibiliza de maneira gratuita todo o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, ainda no ano de 2023, por meio da 6ª e 7ª fase do primeiro ciclo, contemplou 15 mil pessoas, sendo dez mil para a capital e cinco mil para o interior, totalizando assim 40 mil contemplados desde o seu lançamento em 2021.

Em 2023, o projeto iniciou o segundo ciclo, onde até o momento foram contempladas 20 mil pessoas, sendo dividido 10 mil para a capital e 10 mil para o interior do Estado. Importante lembrar que foram disponibilizadas, no total, 80 mil vagas, sendo o dobro do ciclo anterior.

Mototaxistas

O projeto “Motociclista Legal” contemplou cerca de 2 mil pessoas, com kit de segurança – composto de capacete e colete – em 12 municípios distintos, além da capital. Entre os interiores beneficiados estiveram: Autazes, Barreirinha, Codajás, Iranduba, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Nhamundá, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tonantins (distantes 113, 331, 240, 27, 674, 702, 68, 383, 369, 117, 57 e 865 da capital, respectivamente).

Já o projeto “CNH na Escola” atendeu 257 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, com cinco escolas na capital e uma do interior, localizada no município de Manacapuru. “Este ano, estaremos também em outras cidades do Amazonas, levando os nossos projetos sociais, bem como promovendo a cidadania”, comenta o diretor-presidente.

Interior

No ano de 2023, foi iniciado o “Detran Cidadão no Interior”, um pacote de ações realizadas em parceria com outras secretarias, que leva serviços ofertados na capital para os municípios, além da realização de palestras e blitzes naquelas localidades. Ao todo, foram dez edições no último ano, alcançando 20 mil pessoas.

Os municípios atendidos, até o momento, foram Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus); Barreirinha (distante 331 quilômetros da capital); Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus); Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus); Juruá (distante 674 quilômetros de Manaus); Nhamundá (distante 383 quilômetros da capital); Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus); Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital) e Tonantins (distante 865 quilômetros de Manaus).

Rodrigo Sá revela que para 2024 os projetos do Detran continuarão visando sempre os melhores serviços à população e levando benefícios a todos. “A determinação do Governo do Estado é de seguir à risca os projetos sociais, sempre visando o melhor para a população”, conclui Rodrigo de Sá.

FOTOS: Divulgação/ Detran-AM

Post Relacionado

Garantido participa de missa à Nossa Senhora do Carmo para pedir benção ao 56º Festival Folclórico de Parintins

Patrick da Silva FARIAS

Ministro das Comunicações recebe governador do Amazonas

victoria Farias

Moradores de Barcelos (AM) sofrem com ausência de internet

blitzamazonico