Um recém-nascido em tratamento na UTI-neonatal da Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, foi retirado do hospital pela mãe, sem permissão dos médicos, na noite do último domingo (23).
A mãe, jovem de 23 anos, conseguiu entrar no hospital, teve acesso à UTI, onde o filho era medicado e alimentado por meio de sonda e o retirou de lá. A mãe colocou o bebê em uma sacola e saiu da unidade de saúde tranquilamente, sem ser abordada pelos seguranças e sem levantar suspeitas dos funcionários.
A jovem pediu um carro de aplicativo, mas o motorista desconfiou, fez perguntas e então ela desistiu da corrida e seguiu a pé.
Na noite do dia seguinte, o mesmo recém-nascido deu entrada na Santa Casa, que não deu detalhes sobre o paciente e informou que o caso é acompanhado pela Promotoria da Infância e Juventude.
Ao g1MS, a avó do bebê contou que a filha ficou com medo de ter o filho levado para adoção e por isso o tirou do hospital. “Ela tirou sim a criança, não está certo […] Apavoraram muito ela. Se tivessem me chamado, eu teria ido conversar com ela”, diz.
Segundo a Maternidade Cândido Mariano, a mãe da criança é de Ribas do Rio Pardo, tem histórico de consumo de drogas e o parto foi prematuro. Ela teve alta no domingo pela manhã, mas o filho ficou em tratamento. À noite, o retirou do hospital.
Em nota, a maternidade informou que ao tomar conhecimento dos antecedentes sociojurídicos da paciente foi iniciada, através do Serviço Psicossocial da instituição, os atendimentos e cuidados necessários com caso. E, por conta de estar com medo de perder o quinto filho, a paciente tomou a atitude de fugir do local.
A jovem já tem outros dois filhos, de 6 e 8 anos, que são de responsabilidade da avó. “Tenho a guarda definitiva deles”.
Com informações do G1