Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaInternacional

Luc Montagnier, prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morre aos 89 anos

 Mundo – O virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morreu aos 89 anos, informou à agência France Presse o prefeito de Paris, cidade na qual o pesquisador estava hospitalizado.Luc Montagnier, prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morre aos 89 anos


Montagnier liderou a equipe que identificou o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O anúncio de sua morte foi feito nesta quarta-feira (10/1) nas redes sociais.

Segundo a imprensa francesa, Luc Montagnier morreu no hospital americano de Neuilly-sur-Seine, em 8 de fevereiro, “na presença de seus filhos”.

O Nobel pela descoberta foi concedido em conjunto para Montagnier e o pesquisador Françoise Barré-Sinoussi. À época da premiação, havia uma disputa sobre quem era realmente o descobridor do vírus. A premiação foi vista como reconhecimento a Montagnier na polêmica sobre a descoberta, feito atribuído por mais de uma década ao americano Robert Gallo.

De acordo com a agência EFE, os dois selaram a paz anos mais tarde para unirem esforços na luta contra a aids, depois que Gallo admitiu que Montagnier realmente descobriu o HIV.

O papel de Montagnier e Barré-Sinoussi é reconhecido no mundo científico, apesar dos inquestionáveis méritos da equipe de Gallo, entre outras coisas, na demonstração definitiva de que o HIV é o causador da Aids, como reconheceu, sem citá-los diretamente, o Instituto Karolinska.

Montagnier e Gallo dividiram em 2000 o Prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica por seus trabalhos sobre o HIV, e os dois, assim como Barré-Sinoussi, e continuaram trabalhando em um novo desafio: o desenvolvimento de uma vacina. 


Post Relacionado

Eduardo Braga garante que governará para todos os municípios, independente da preferência política do prefeito

Redação

Prefeito David Almeida entrega ponte Wilson Wolter Filho no bairro Flores

Victória Farias

Reitora da Fametro diz que reinauguração do Hotel Tropical deve gerar 1.200 vagas de emprego

Shayenne