Blitz Amazônico
Manaus

Lideranças comunitárias do programa Afluentes e celebram conquistas de 2024 do saneamento em Manaus

O evento contou com a participação de mais de 600 representantes de comunidade de todas as zonas da capital amazonense.

A Águas de Manaus reuniu mais de 600 lideranças comunitárias de todas as zonas da cidade na confraternização do programa Afluentes. O evento, realizado na tarde desta quarta-feira (04), no Sesi – Clube do Trabalhador, foi um momento para apresentar o balanço das ações realizadas ao longo do ano, celebrar as conquistas do saneamento na cidade e reafirmar o compromisso e o bom relacionamento da concessionária com os representantes das comunidades da cidade.

Criado há seis anos, o programa hoje conta com a participação de mais de 1,3 mil líderes participantes. Por meio do Afluentes, a concessionária recebe demandas diretas das comunidades e, dessa forma, consegue dar mais celeridade na resolução. Também é por meio do programa que a Águas de Manaus mapeia áreas para serem beneficiadas com ações de voluntariado.

“Ao longo do ano, mantemos contato direto com essas lideranças. São eles que nos ajudam a entender a realidade de cada comunidade e dar celeridade na resolução de demandas. A contribuição dos líderes comunitários é essencial para que os serviços que prestamos estejam sempre em processo de melhoria. Eles são o elo entre a companhia e os moradores. Essa parceria é o pilar do nosso relacionamento com a cidade. Só temos muito a agradecer por esta parceria”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.

Durante a confraternização, as lideranças aproveitaram para enfatizar a importância do programa. “Temos muita gratidão por todo esse cuidado que a Águas de Manaus tem com as comunidades. Por meio do Afluentes conseguimos ações que beneficiam os moradores, como curso de encanadores, palestras educativas e até ações natalinas com entrega de presentes para as crianças da comunidade”, ressalta João de Souza Gomes, do Instituto Cultural de Desporto e Lazer do Estado do Amazonas (ICAL-AM), localizado no Jorge Teixeira.

Conquistas

Desde que iniciou a atuação em Manaus, a concessionária sempre priorizou o contato direto com as comunidades. Foi através desses contados que a empresa chegou a áreas que nunca tinham tido acesso à água tratada. “Na comunidade Terra da Fé, tivemos as nossas vidas transformadas desde a chegada da Águas de Manaus. Antes tínhamos que pegar água em uma cacimba, tínhamos que carregar camburões. Hoje a água chega na nossa torneira, limpa. Dessa água usamos para beber, fazer comida, para higiene pessoal. Somos muito gratos por isso”, enfatiza o morador da comunidade, localizada na zona Leste da cidade, Carlos Antônio.

Também foi por meio do programa que a Águas de Manaus identificou a necessidade ampliar os cadastros de tarifas sociais. “Levar água é oferecer saúde e dignidade para a população, e isso inclui dar condições para as pessoas honrarem com seus compromissos financeiros. Daí a importância das tarifas Manauara e 10. Hoje, mais de 130 mil famílias são beneficiadas pelos programas. Além disso, quando levamos o saneamento, muitas vezes também levamos a primeira oportunidade de ter um comprovante de residência. Todas estas demandas também fazem parte do programa de relacionamento com as lideranças”, ressalta o gerente de Responsabilidade Social, Semy Ferraz.

Desafios

Após a universalização do acesso à água tratada, Manaus vive hoje o desafio de expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto, por meio do programa Trata Bem Manaus. Somente neste ano, mais de 10 áreas já começaram a receber obras de implantação de rede de esgoto. “Ficamos felizes porque, a partir de agora, toda água que usamos será levada para tratamento. Isso é mais saúde e qualidade de vida para nós, moradores. Às vezes ficamos chateados com os transtornos das obras, mas sabemos que é por um bem maior. Acredito que daqui um tempo, nossa cidade estará vivendo uma nova realidade”, afirma a líder comunitária do bairro Lírio do Vale 1, Silvia Pacheco.

Ainda durante o evento, a nova gestora de Relações Institucionais da companhia foi apresentada às lideranças. Simony Dias já atua na Aegea há nove anos e tem ampla experiência na área social. “Estou muito feliz em conhecer Manaus e poder aprender e contribuir com esta cidade. Saneamento é feito para todos e por todos. Chego aqui com o sentimento de levar o legado do Semy adiante. Quero conhecer cada comunidade para juntos seguirmos construindo parcerias com estes representantes dos moradores”, destaca a gestora.

Confira a matéria:

Post Relacionado

Após meses de internação, Buiú do Coroado reaparece em vídeo: ‘Me livrar das drogas’

blitzamazonico

Moradores da zona Leste têm vida transformada após chegada da água em comunidade vulnerável

victoria Farias

Prefeitura tem vistoria técnica com Ipaam para licenciamento do parque Encontro das Águas

blitzamazonico